2 Dias em Paris

May 16, 2010

Imagens

Estreia de Julie Delpy (Antes do Amanhecer) em longas-metragens, o filme já diz a que vem através do seu título. Ambientada na cidade-luz, essa comédia de costumes, obviamente, é mais focada em seus personagens. Jack (Adam Goldberg), um hipocondríaco cheio de manias que vai descobrindo a namorada de dois anos em dois dias em Paris e o reencontro dela com seus ex-amantes. Marion (Delpy), a narradora em off (supostamente onisciente) da história, fica mais à vontade em torno da família e de seus amigos. Traz uma narrativa e fotografia leves, com movimentos próximos, embora sem enquadramentos muitas vezes adequados (note como nas conversas com seus amigos seu namorado nunca é focado, mas fica ao fundo, com sua expressão de incredulidade). Por fim, muitas das situações criadas não servem tanto aos seus propósitos quanto se pensaria (o fato de talvez a mãe ter sido muito “liberal” com respeito a sexo adolescente e o pai ter sua exposição toda baseada em sexo não é tão absurdo assim em uma cidade como Paris).

Apenas quem nunca tenha visto qualquer filme francês achará diversos fatos como realmente atípicos. Discussões políticas ou sobre temas polêmicos (como racismo) parecem ter a única função de dar um ar de intelectualidade em toda aquela gente pelo simples estereótipo. Ora, pelo fato de estarmos em Paris, não há muita estranheza sobre os costumes dos próprios habitantes, e a coisa mais engraçada é perceber a estranheza dele frente a isso (e o fato dele ser hipocondríaco talvez tenha sido para arrancar mais risadas, mas não há muito disso no resto do filme).

Wanderley Caloni, 2010-05-16. 2 Dias em Paris. 2 Days in Paris (France, 2007). Dirigido por Julie Delpy. Escrito por Julie Delpy. Com Adam Goldberg, Julie Delpy, Daniel Brühl, Marie Pillet, Albert Delpy, Alexia Landeau, Adan Jodorowsky, Alexandre Nahon, Charlotte Maury-Sentier. IMDB.