2 Filhos De Francisco A História De Zezé Di Camargo e Luciano

Wanderley Caloni, March 25, 2012

Há filmes que estão aí para provar que uma ideia não tão “empolgante” ou mesmo original pode dar origem a trabalhos dignos de nota exatamente por conseguirem se sobressair com muito pouco, ou com apenas uma boa história. O enredo complicado da história baseada em personagens reais que deram origem à dupla sertaneja de sucesso Zezé de Camargo & Luciano, que precisa cobrir diversos eventos em um espaço curto de tempo, mas ao mesmo tempo apresentar coesão espacial e, principalmente nesse caso, emocional, deu origem a um pequeno milagre.

A direção empenhada de Breno Silveira cria um Francisco — o protagonista do filme — completamente convincente, mesmo a história se tratando de uma pequena fábula. Dessa forma, é possível entender o peso dramático que a história da família dos cantores passou por décadas de empenho e descrédito. Melhor, consegue separar de forma unívoca o período “feliz” da infância dos garotos do período conturbado e sem esperanças da vida em Goiânia. Isso ainda mantendo nossas memórias vivas do começo ao fim, de forma que cada pequena conquista é celebrada por todo o contexto, e não apenas como meras historietas isoladas.

Porém, é no terceiro ato é que a maestria técnica brilha, devido às dificuldades de uma história fragmentada e bem mais alongada pelo tempo. Uma montagem com energia e ciente dos sacrifícios de ritmo que estaria disposto a aplicar, as sequências em São Paulo orquestradas por Vicente Kubrusly conseguem não só sintetizar os pequenos fatos em torno dos personagens como dar o tom de urgência necessário, como se a história caminhasse para um tudo ou nada.

Dessa forma, é não só com uma belíssima fotografia do interior goiano ou de clássicos da música caipira que 2 Filhos de Francisco se sustenta, mas através de um trabalho primoroso de construção de narrativa como pouco vemos no cinema. Um filme não só para fãs, mas para cinéfilos, também.

Imagens e créditos no IMDB.
2 Filhos De Francisco A História De Zezé Di Camargo e Luciano ● 2 Filhos De Francisco A História De Zezé Di Camargo e Luciano. 2 Filhos de Francisco: A História de Zezé di Camargo & Luciano (Brazil, 2005). Dirigido por Breno Silveira. Escrito por Carolina Kotscho, Patrícia Andrade, Luciano Camargo, Breno Silveira, Domingos de Oliveira. Com Ângelo Antônio, Dira Paes, Márcio Kieling, Thiago Mendonça, Paloma Duarte, Dablio Moreira, Marcos Henrique, Natália Lage, Wigor Lima. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2012-03-25. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?