4x4

Wanderley Caloni, April 12, 2019

O filme começa mostrando um monte de muros, alarmes, arames farpados e câmeras que demonstram a insegurança da classe média de hoje em dia. Um ladrão de toca-fitas de carros fica preso no carro de sua próxima vítima e não consegue mais sair. A situação em 4x4 é rapidamente montada, mas de difícil solução. É um filme tenso, com várias mensagens dúbias, mas que se soluciona de maneira superficial e sem um grande nó a unir as linhas de raciocínio que ele mesmo começa. Como direção um ótimo entretenimento. Como roteiro algo que dificilmente soará como inovador ou bem desenvolvido.

As situações retratadas no filme após o bandido entrar em um carro são tão bobas e simplórias, mas a forma de desenvolver a história do diretor Mariano Cohn é tão intensa que não nos damos conta da narrativa rasa que vai se desenvolvendo. De qualquer forma, este é um filme esteticamente competente, nos faz pensar que este será aqueles trabalhos que irá nos deixar pensando após terminar. Realmente nos deixa, mas mais em seus defeitos que em suas virtudes.

Sem querer estragar a história, posso dizer que ela se passa quase todo o tempo dentro do carro, há um outro personagem oculto e que os diálogos que se desenvolvem entre esses dois personagens é o suficiente para nos deixar presos na poltrona do cinema. Quando a ação sai do carro o roteiro parece que não imaginou que isso pudesse acontecer, e sai pela tangente nos deixando com o volante na mão.

Imagens e créditos no IMDB.
4x4 ● 4x4. Argentina, Espanha, 2019. Dirigido (e escrito?) por Mariano Cohn, com Peter Lanzani, Luis Brandoni e Dady Brieva. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2019-04-12. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?