A Família Addams

Com uma Direção de Arte e um elenco afinadíssimo que recria as mesmas piadas e o clima humor negro do antigo seriado da década de 60, A Família Addams possui em seu núcleo Mortiça Addams (Angelica Huston), uma matriarca sedutora que consegue convencer acima de tudo pelos seus esforços de manter a hegemonia da secular família. Que é, aliás, uma família das menos convencionais possíveis: os dois filhos vivem brincando de um torturar o outro e o pai diverte-se com brincadeiras de sedução e luta esgrima (usando espadas reais) com seu contador.

O que existe de mais fascinante no projeto de Barry Sonnenfeld além da recriação da série é a capacidade de estabelecer um clima estranho para que as piadas funcionem (na medida do possível) justamente porque entendemos seus personagens. Dessa forma, é perfeitamente aceitável e hilário percebermos a cara de desgosto de Mortiça quando percebe que os modelos desenhados pelos alunos da escola de sua filha são pessoas desprezíveis para ela e sua família mas amados por todos os outros, como líderes carismáticos.

★★★☆☆ Wanderley Caloni, 2012-09-19. A Família Addams. The Addams Family (USA, 1991). Dirigido por Barry Sonnenfeld. Escrito por Charles Addams, Caroline Thompson, Larry Wilson. Com Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd, Dan Hedaya, Elizabeth Wilson, Judith Malina, Carel Struycken, Dana Ivey, Paul Benedict. imdb