A Noite dos Mortos-Vivos

Wanderley Caloni, May 7, 2012

Filmado com um orçamento apertado, mas empenhado na construção da tensão e do imaginário ao máximo. Romero começa sua carreira criando um marco no terror absurdo, e ao mesmo tempo cria uma mitologia em cima dos mortos-vivos do título: eles viram os famigerados zumbis, criaturas derivadas de humanos que morreram e voltaram a caminhar sobre a terra. Lentos e trôpegos, conseguem muitas vezes ganhar em inteligência e sagacidade dos atônitos humanos vivos.

Aliás, Romero aqui já cria uma fascinante simbologia em cima da figura dos mortos-vivos: quem, realmente, é o vivo e quem é o morto? Quem possui um objetivo bem definido em sua rota (caçar e comer carne humana) e quem está perdido, desesperado e desunido como um grupo? Seria um humano desses um ser vivo completo ou mais carne humana para ser atingida pelo ódio coletivo?

Conseguiremos sobreviver aos zumbis da vida real? Romero, desde o começo, é atual.

Imagens e créditos no IMDB.
A Noite dos Mortos-Vivos ● A Noite dos Mortos-Vivos. Night of the Living Dead (USA, 1968). Dirigido por George A. Romero. Escrito por John A. Russo, George A. Romero. Com Duane Jones, Judith O'Dea, Karl Hardman, Marilyn Eastman, Keith Wayne, Judith Ridley, Kyra Schon, Charles Craig, S. William Hinzman. ● Nota: 4/5. Categoria: movies. Publicado em 2012-05-07. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?