Aconteceu Naquela Noite

Será esta a comédia romântica mãe de todas as comédias românticas? Bom, uma coisa ela é: o exemplo perfeito de como, mesmo se tratando de um sub-gênero maniqueísta, é possível extrair boas histórias e um ótimo elenco em cima do que hoje são clichês mais que consagrados. Alguns já são jurássicos!

Produzida nos anos 30, é conhecido como um dos três filmes que ganhou as cinco principais estatuetas: melhor filme, diretor, roteiro (adaptação), ator e atriz. Os outros dois, espaçados por décadas, foram Um Estranho no Ninho e O Silêncio dos Inocentes. Não que Oscar queira dizer algo, aspenas uma curiosidade. Frank Capra também é o diretor das causas humanas, e esse filme discute com certa propriedade a busca da felicidade nas coisas simples.

E a história também é simples: garota mimada filha de pai rico quer se casar com playboy inconsequente, mas é mantida refém em um barco. Até que foge e tentar chegar a Nova Iorque no mesmo ônibus do recém-despedido jornalista que precisa de um furo para se redimir com seu editor. Clark Gable e Claudette Colbert entregam, então, toda sua humanidade e realismo em uma história leve, do estilo “eles se odeiam, mas se amam”, mas que a cada acontecimento evoca sua simplicidade e sua verossimilhança com o mundo real. E se a arte imita a vida (ou seria vice-versa?), esse filme é um dos melhores exemplares que retrata esse fato.

Com pouquíssimos momentos datados, é um marco que mesmo quase um século depois, Aconteceu Naquela Noite ainda divirta o público médio e fascine a crítica pelos seus aspectos narrativos tão bem amarrados. Piegas em seu final, é um pecadilho perto de sua proeza em manter o casal principal evoluir bem diante de nossos olhos. É vida transpirando de uma velha fita P&B.

O que parece mover a história é sempre a questão do dinheiro. Estamos na Grande Depressão, e há uma cena com um jovem pobre e sua mãe passando mal de tanta fome. O casal protagonista também precisa economizar, pois algumas desventuras o fazem ter poucos recursos financeiros, mas muitas ideias. O valor de uma certa recompensa adquire um status especial em uma época turbulenta como essa.

Se você não é do tipo que curte filmes “velhos”, dê uma chance inconsequente a este velho clássico. Assista como uma curiosidade história, e compare com trabalhos de nossa época. Verá que não lhe falta nada, e tudo que parecer cópia, saiba que este é provavelmente o original (ou mais próximo dele). Uma aula de história do cinema no surgimento das primeiras ComRom.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2015-11-01 imdb