Aliens O Resgate

Wanderley Caloni, December 8, 2011

James Cameron parece ter uma dedicação especial com as continuações. Tanto a série Alien quanto o Exterminador do Futuro (essa iniciada por ele mesmo) expandem seus universos justamente no primeiro sequel.

No caso do trabalho original de Alien, o terror/suspense/sci-fi de Ridley Scott, apesar de moldar uma geração inteira de filmes parece despretensioso frente à reconstrução da saga da Tenente Ripley onde a evolução dos ovos da nave alienígena segue seu rumo natural quando uma colônia humana de povoamento se estabelece na mesma região onde a nave foi primeiramente encontrada.

Apesar de ter uma estrutura impecável em sua narrativa, e investir de maneira segura em diversas cenas de tensão crescente, o terceiro ato de Aliens se estabelece como um dos momentos mais icônicos do Cinema, incomparável em seu peso dramático, construído não só novamente através do filme original, mas engrandecido através deste. Sim, pois o mais impressionante depois de conhecer a história completa é entender como que ela é construída para que no final Ripley vá ao resgate de Newt e lute com a Rainha Alien.

Começando do início, quando Ripley percebe sua incapacidade de esquecer que existe um perigo lá fora ainda (o que ela vivenciou foi fruto de apenas um ovo entre centenas da nave encontrada), acordando no meio da noite em sucessivos pesadelos, e que explica, sem diálogos, sua necessidade de concluir sua “missão”.

Depois, a confiança da nova equipe, militares, e a perda progressiva dessa confiança conforme vão percebendo que as criaturas são mais inteligentes do que imaginavam; a maneira sutil, mas implacável, de serem encurralados pelos aliens, e o otimismo se transformando em uma pequena esperança de sobreviver.

Parte desse desespero encontra reflexo na continuidade de expansão do universo Alien até então, com mais closes e planos detalhes das criaturas e o desenvolvimento da ninhada e a forma utilizada por eles para usar os humanos como invólucros de parasitas.

A própria psique do alienígena é posta na hora de queimar os ovos, quando a rainha fica enfurecida e vai atrás (e note como a inteligência dos seres é mostrada quando ela consegue usar o elevador para subir). Da mesma forma, a psique de Ripley é apresentada de maneira visual através de Newt, com quem estabelece uma relação de identificação, pois Newt, assim como ela no filme original, é uma sobrevivente.

Imagens e créditos no IMDB.
Aliens O Resgate ● Aliens O Resgate. Aliens (USA, 1986). Dirigido por James Cameron. Escrito por James Cameron, David Giler, Walter Hill, Dan O'Bannon, Ronald Shusett, James Cameron. Com Sigourney Weaver, Carrie Henn, Michael Biehn, Paul Reiser, Lance Henriksen, Bill Paxton, Jenette Goldstein, William Hope, Al Matthews. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-12-08. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?