Antes Só do que Mal Acompanhado

Nov 16, 2013

Imagens

Filmes do John Hughes animavam a sessão da tarde com suas comédias fáceis e leves, mas sempre escondiam uma sub-trama sutil que, revisitada, constituía o conteúdo que o torna tão imortal. Em “Antes Só do Que Mal Acompanhado” é a amizade, empatia, compaixão, ou tudo isso junto, que forma a base da narrativa tão coesa da história de um homem tentando voltar para casa e sua família em um momento especial. O que ele encontra pelo caminho é um pacote de infortúnios, embalado por um estranho que cai em sua vida de para-quedas e não consegue mais sair desde então. Quais são as mensagens que esse estranho tem sobre todos esses sentimentos que citei no início?

Aparentemente, nada. Mas Hughes nos faz olhar mais de perto, em cada reação, fala e trejeito desses dois a partir do momento em que são obrigados a conviver um com o outro. Steve Martin, como sempre, realiza uma persona impecável do homem sério e reservado mas que no fundo é um ser humano aberto como todos a novas experiências. John Candy é John Candy, o sujeito bonachão que com seu sorriso enorme nos comunica seu prazer enorme, com as devidas desculpas, por ter nascido. Mas ele nasceu. E está ali não como coadjuvante da vida, mas como seu protagonista. É isso que o torna não apenas um estorvo ocasional, mas uma criatura tão admirável e digno de empatia quanto sua “vítima”.

Martin aprende sua lição depois de uma longa e cansativa viagem. Sua última reflexão é a mensagem que gostaríamos de ter percebido, e o fato de ninguém nos falar explicitamente sobre isso é o que torna o momento tão encantador. E, por último, seu último ato é o que gostaríamos de ter tido se estivéssemos naquela situação e aprendêssemos com ela. Infelizmente, não é todo ser humano que tem o privilégio de aprender com seus erros e infortúnios. O filme nos escancara exatamente para que estejamos mais atentos às oportunidades da vida para sermos gentis e mais humanos com os outros e com nós mesmos.

Wanderley Caloni, 2013-11-16. Antes Só do que Mal Acompanhado. Planes, Trains & Automobiles (USA, 1987). Dirigido por John Hughes. Escrito por John Hughes. Com Steve Martin, John Candy, Laila Robins, Michael McKean, Dylan Baker, Carol Bruce, Olivia Burnette, Diana Douglas, Martin Ferrero. IMDB.