Apenas um Garoto em Nova York

2017/11/29

Um drama familiar que se pauta no imaginário de um escritor que enxerga a decadência de Nova Iorque no que diz respeito às artes. “É uma cidade que perdeu sua alma”, diz ele. E que diz mais isso é um garoto de 20 e poucos anos, filho de um bilionário dono de uma editora e que sonhava em ser escritor até ser podado por ele. Quando uma amante entra em cena tudo começa a ficar mais interessante. Mas nunca será tão interessante se não houvesse Jeff Bridges no elenco.

A produção do filme conta com uma direção ideal, não-invasiva, mas também não ausente, de Marc Webb (O Espetacular Homem Aranha). Webb parece tentar flertar com sua persona, mesmo nunca sendo um criador de destaque, ou pelo menos constante. Seu garoto é interpretado por Callum Turner com uma entrega que torna possível todos os personagens em sua volta conseguirem desempenhar seu papel e não destoarem do tom lúdico com que ele imagina tudo aquilo.

E claro que o narrador em off é Jeff Bridges, como não poderia deixar de ser. Ele é um mistério, mas ninguém se interessa muito em desvendá-lo porque ele sem história já é interesante o suficiente. Sua dicção é evocativa, digna de um contador de estórias. Ele começa o filme explicando todo o enredo sob figuras simpáticas que costumam ilustrar um livro que teve nova edição. Assim como esse filme. Você pode sentir que já viu um filme assim antes. E é verdade. “Apenas um Garoto…” não se esforça tremendamente em ser original, mas justamente por causa disso acaba sendo. Um exercício de metalinguagem curioso, pelo menos.

★★★★☆ The Only Living Boy in New York. USA, 2017. Direction: Marc Webb. Script: Allan Loeb. Cast: Callum Turner (Thomas Webb). Jeff Bridges (W.F. Gerald). Kate Beckinsale (Johanna). Pierce Brosnan (Ethan Webb). Cynthia Nixon (Judith Webb). Kiersey Clemons (Mimi Pastori). Tate Donovan (George). Wallace Shawn (David). Anh Duong (Barbara). Edition: Tim Streeto. Cinematography: Stuart Dryburgh. Soundtrack: Rob Simonsen. Runtime: 89. Ratio: 1.85 : 1. Gender: Drama. Category: movies Tags: cabine

Share on: Facebook | Twitter | Google