Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu

Wanderley Caloni, September 24, 2014

“Apertem os Cintos…” estreia a década de 80 já virando um dos representantes máximos da comédia da época: a paródia. Como toda comédia, conta uma história simples: um ex-piloto de caça traumatizado que se torna a única esperança de evitar a queda de um avião comercial, mas que para isso precisa vencer os fantasmas do passado e assim reconquistar a garota que ama. E, mesmo assim, não há maneira mais absurda de contar essa história recheada de metalinguagem e trocadilhos, acompanhada de uma trilha sonora tão bem executada por Elmer Bernstein (Cabo do Medo) que praticamente narra as piadas conforme vão acontecendo. E são muitas. Todas ótimas. Algumas são simples gags entre-cenas. Outras geram sequências memoráveis, como a aeromoça ajudando a “ressucitar” o piloto-automático e a fila de passageiros disposta a colocar a cabeça de uma mulher no lugar.

Imagens e créditos no IMDB.
Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu ● Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu. Airplane! (USA, 1980). Dirigido por Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker. Escrito por Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker, Hall Bartlett, John C. Champion, Arthur Hailey, Arthur Hailey. Com Kareem Abdul-Jabbar, Lloyd Bridges, Peter Graves, Julie Hagerty, Robert Hays, Leslie Nielsen, Lorna Patterson, Robert Stack, Stephen Stucker. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2014-09-24. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar ou corrigir?
Daniel Quadros: Outro dia estava passeando entre os canais e esbarrei com este clássico; não consegui parar de assistir (mesmo sabendo o que ia acontecer). Zucker, Zucker & Abrahams seguiram a mesma fórmula (com igual sucesso) em vários outros filmes, como Top Secret.