As Aventuras de Paddington

É uma espécie de Pequeno Stuart Little britânico para ursos. A consequência de ser um filme mais recente são os efeitos que tornam um pequeno urso falante algo natural em praticamente todas as cenas que ele aparece com humanos.

A história é que uma família de ursos vivia feliz em uma floresta no Peru até que um terrível terremoto mata os pais de um pequeno urso, que agora fica sem lar. A sua avó está velha demais para cuidar dele, mas ele merece uma segunda chance na vida, e é por isso que ela o coloca em um navio para Londres. Quando chega todos pensam que é um mendigo e o ignoram o dia inteiro (a relação com imigrantes ilegais, um problema na cidade, não parece acidental).

Até que uma doce família de pai, mãe e três filhos aparece à sua frente. A piedosa mãe logo resgata-o para sua casa, o que gera a preocupação do pai super-protetor, que desde que teve o primeiro filho mudou radicalmente seu estilo de vida. O filme é uma coletânea de momentos fáceis de entender com uma direção de arte bonita e refinada que dá cor e vida aos momentos cômicos com o urso, que é bem atrapalhado. Em muitos momentos o uso de cores bem fortes lembra o igualmente bem-sucedido O Pequeno Nicolau, ainda mais pelo seu aspecto lúdico.

A comédia do filme está intrinsecamente ligada aos efeitos visuais e invencionices criativas do diretor Paul King e ao pequeno milagre que são as expressões particularmente humanas do ursinho criado em CGI, onde o que mais impressiona são seus pelos e suas diversas variações (molhado, seco, arrepiado).

Outra característica interessante do longa é que a vilã é protagonizada por Nicole Kidman. Ela é uma crazy bitch que adora empalar animais, e descobre que um novo urso está na cidade.

Os melhores momentos para quem gosta de reviravoltas definitivamente é o terceiro ato, quando descobrimos a origem de tanto ódio da Nicole Kidman e vamos em um ritmo crescente onde a família ganha importância no enredo. Emocionante pela coesão dos conceitos, econômico em seu desfecho.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2014-12-10 imdb