Assalto em Dose Dupla

Wanderley Caloni, November 28, 2011

Apenas o fato da direção de arte de Assalto em Dose Dupla tentar fazer lembrar os detalhes do banco de Um Dia de Cão chega a parecer uma ofensa, pois enquanto o clássico de Sidney Lumet tenta fazer rir através do inusitado em um assalto, mas sempre se lembrando que todos os envolvidos são seres humanos, o roteiro de Jon Lucas e Scott Moore (ambos de Se Beber Não Case) cria constrangimentos a partir de estereótipos que cria, como se apenas isso fosse motivo de risadas, o que de fato se comprova, pois a maioria das piadas se limita a apenas isso.

Aproveitando-se da coincidência de duas gangues assaltarem o mesmo banco no mesmo dia, o filme tenta criar humor a partir da situação que os bandidos terão que lidar para conseguir ambos efetuar seus planos com sucesso, além de lidar com seus reféns problemáticos sendo que um deles (Patrick Dempsey) tem graves problemas de concentração.

O problema é que a partir da divertida sequência inicial, o filme perde fôlego e tenta investir em tiradas específicas que quase nunca dão certo, como a divisão de reféns em dois grupos ou as insistentes cenas em que um bandido aponta a arma na cabeça de outro por um motivo bobo qualquer.

Porém, pior que isso são as atuações que, em vez de manterem pelo menos a coerência interna dos seus personagens precisam distorcer toda hora seus já debilitados estereótipos (alguns até ofensivos, como a chacota com os assaltantes caipiras ou frases como “você é a vergonha de todos os assaltantes negros” que, em vez de soar engraçada, acaba gerando uma repulsa cada vez maior).

Com uma conclusão que provavelmente irá se gabar de imprevisível, de fato a história é construída em cima de uma narrativa caótica onde virtualmente tudo pode acontecer, e logo não há de fato um mistério a ser resolvido. De fato, o roteiro chega a ser tão confuso perto de seu final que podemos perceber pela mudança de humor dos reféns e dos assaltantes, que parecem muitas vezes tão perdidos quanto nós mesmos.

Imagens e créditos no IMDB.
Assalto em Dose Dupla ● Assalto em Dose Dupla. Flypaper (Germany, 2011). Dirigido por Rob Minkoff. Escrito por Jon Lucas, Scott Moore. Com Patrick Dempsey, Ashley Judd, Tim Blake Nelson, Mekhi Phifer, Matt Ryan, Jeffrey Tambor, John Ventimiglia, Pruitt Taylor Vince, Curtis Armstrong. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-11-28. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?