Atividade Paranormal Marcados pelo Mal

Jan 12, 2014

Imagens

A febre dos terrores filmados como falso documentários parece ter chegado ao nível de saturação e o ultrapassado. Nesse último Atividade Paranormal, que em nada se assemelha em sutileza com seu original e algumas das sequências, a necessidade de justificar o uso da câmera em tantas situações diversas simplesmente não existe. O “documentário”, portanto, quase que brota do nada. Poderíamos dizer que ele não existiria se não fosse “graças” a duas mentes jovens e estúpidas demais para perceberem em seu entusiasmo exacerbado quais eventos merecem uma atenção mais crítica: a vizinha pelada ou os estranhos e recentes poderes de um deles de nunca cair no chão.

Talvez seja aí que se situe a única virtude do mockumentary: por serem idiotas demais, os protagonistas dessa história nunca param de filmar qualquer coisa que estiver acontecendo em suas vidas e nunca param para pensar se o que acabaram de presenciar não poderia significar algo mais do que pura diversão. Porém, mesmo com essa plausível explicação em mente, o terror de fato nunca ocorre, mas sim uma sequência de cenas que antevem o susto do espectador jogando qualquer outro evento natural em frente à tela.

Wanderley Caloni, 2014-01-12. Atividade Paranormal Marcados pelo Mal. Paranormal Activity: The Marked Ones (USA, 2014). Dirigido por Christopher Landon. Escrito por Christopher Landon, Oren Peli. Com Andrew Jacobs, Jorge Diaz, Gabrielle Walsh, Renee Victor, Noemi Gonzalez, David Saucedo, Gloria Sandoval, Richard Cabral, Carlos Pratts. IMDB.