Beijos e Tiros

Jul 22, 2012

Imagens

Kiss Kiss Bang Bang trabalha em muitas vertentes. Soando fictício a partir da narração onisciente do ex-ladrão e aspirante a ator Harry Lockhart (Robert Downey Jr.), que é ao mesmo tempo o protagonista, ainda consegue uma boa dose de realismo através dos acontecimentos absurdos que se somam durante as investigações de um crime do qual é testemunha enquanto estuda seu papel em um filme com a ajuda do detetive real Gay Perry (Val Kilmer). Somado a isso, Harry volta a encontrar sua amiga e paixão velada de infância Harmony Faith Lane (Michelle Monaghan). Tudo isso, acredite ou não, consegue o seu lugar na história com uma direção e montagem competentes o suficiente para não tornar tudo mais confuso do que já é.

Dito isto, é agradável acompanhar o exercício metalinguístico do longa, pois ao mesmo tempo que os períodos de análise do narrador sirvam como ponto de reflexão sobre a trama que estamos acompanhando e mesmo sobre a própria forma com que ela está sendo exposta, sua característica intrusiva acaba por formar uma nova dimensão, como na brincadeira de parar a cena no meio da troca de quadros de uma suposta película sendo exibida. No entanto, mesmo com essas paradas é possível se surpreender e muito com as reviravoltas do roteiro, que não se intimida por soar absurdo em diversos pontos, mas, pelo contrário, se diverte em conseguir tornar verossímil até uma tentativa de roleta russa que dá errado.

Como a história gira essencialmente em torno dos três personagens que de uma forma ou outra continuam investigando o crime, o fato dos três serem interpretados de maneira enérgica e carismática pelo trio Downey Jr., Kilmer e Monaghan consegue tirar fôlego até mesmo quando o número de saltos e reviravoltas atinge um nível acima da nossa capacidade de atenção. Além disso, há surpresas que são apresentadas de supetão, mas que se encaixam de maneira tão orgânica que parecem fazer parte da trama mesmo sem fazer. Essa dualidade de realismo e ficção consegue se equilibrar tanto pelo que pensamos durante as investigações quanto pelos acontecimentos, que entram em um crescente que, se não fosse por um narrador, soariam absurdas por natureza.

Wanderley Caloni, 2012-07-22. Beijos e Tiros. Kiss Kiss Bang Bang (USA, 2005). Dirigido por Shane Black. Escrito por Brett Halliday, Shane Black, Shane Black. Com Robert Downey Jr., Val Kilmer, Michelle Monaghan, Corbin Bernsen, Dash Mihok, Larry Miller, Rockmond Dunbar, Shannyn Sossamon, Angela Lindvall. IMDB.