Better Call Saul - Segunda Temporada

Apr 22, 2016

Imagens

A segunda temporada de Better Call Saul consegue repetir a façanha da primeira, em apresentar personagens fascinante com praticamente só imagens; aqui, porém, Saul tem que dividir as atenções com duas figuras cada vez mais presentes: o bom e velho Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks) e a madura e persistente Kim Wexler (Rhea Seehorn). Ambos são caracteres que passa a valer a pena acompanhar e torcer junto, pois eles são, de uma maneira torta, lados da mesma moeda: a consistência e o caráter.

Já Jimmy McGill (Bob Odenkirk), como já sabemos, não é a pessoa que pode-se atribuir valores éticos, mas um roteiro incrivelmente bem construído nos coloca contra a parede quando temos que ver a oposição que seu irmão mais velho, Chuck (Michael McKean), realiza. A função de Chuck é representar a advocacia imaculada, ainda que dura e cruel. O fato de estar associado à uma corporação dona de toda influência, não torna as coisas mais fáceis para o espectador. Há um momento particularmente inspirador nessa temporada, quando Kim e Jimmy batem de frente e com todas as cartas na figura incorruptível do McGill sênior.

Do lado de Mike, o cartel de drogas começa a se revelar na figura do ainda ativo Hector Salamanca (Mark Margolis), e a participação de nós, espectadores, na posição de Nacho Varga (Michael Mando). Mesmo representando nosso lado observador, é ele que age ao final da melhor sequência silenciosa da série, quando Mike decide utilizar uma arma de longo alcance. Note como ao atingir seu ponto de decisão, até os grilos param de cantar.

E se Kim Wexler poderia figurar como o par romântico do protagonista, ela prova ter mais culhões que o próprio Saul, conquistando uma carteira valiosíssima para a empresa onde trabalha, e acabando no almoxarifado graças ao ímpeto de executor de seu namorado, custe o que custar.

Sim, estamos falando de um protagonista simpático e empático. Conseguindo inserir humor nas poucas pontas que lhe restam, a interpretação de Bob Odenkirk cria uma rede de proteção contra as ações do sujeito, a maioria delas questionável. Ele é o nosso pequeno cidadão comum, autor de pequenos delitos “por uma boa causa”, ou às vezes nem isso, apenas mérito próprio.

Com a participação da equipe de Breaking Bad, principalmente no roteiro e execução das fotografias mais lindas que você irá encontrar de Albuquerque em uma série televisiva, o que encanta ainda mais é o uso do silêncio e dos enquadramentos grandiosos. Nunca o deserto teve tanta personalidade para esbanjar em suas figuras obscuras e ligeiramente com a moral curvada para baixo.

Wanderley Caloni, 2016-04-22. Better Call Saul - Segunda Temporada. Better Call Saul (USA, 2015). Dirigido por Colin Bucksey. Escrito por Vince Gilligan, Peter Gould, Gennifer Hutchison, Thomas Schnauz, Gordon Smith. Com Bob Odenkirk, Jonathan Banks, Rhea Seehorn, Patrick Fabian, Michael Mando, Michael McKean. IMDB.