Black Mirror - S01E03 - The Entire History of You

Dec 13, 2015

Imagens

Black Mirror é uma série que explora o que há de pior em nossa era da comunicação instantânea e da tecnologia crescente. Na verdade, eles vão um pouco além da nossa realidade atual, avançando alguns anos/décadas, onde algumas novidades brincam com nosso conceito de humanidade e relacionamentos, mídia e governos.

Talvez o episódio mais fraco dessa temporada, mas ainda muito bom pela tensão que cria. Em mais uma versão futurista do mundo – mas nem tanto – as pessoas usam um gravador de tudo o que veem e escutam em seu dia-a-dia, podendo voltar rapidamente às suas memórias áudio-visuais através de um controle, e até realizar um playback na tela mais próxima para as pessoas presentes.

O que não aparece na história de maneira muito clara, mas que parece bem explorada em suas beiradas pelo diretor Brian Welsh, é que o pequeno controle que levam no bolso é a parte viva das pessoas, e quando estão utilizando, seus olhos ficam zumbificados.

A história é óbvia mais uma vez, e percorre uma típica história de traição, que poderia ocorrer mais cedo ou mais tarde em nossa versão da realidade, mas que através da facilidade de recordar detalhes de um relacionamento, se torna muito mais rápido. A velocidade que as suspeitas de Liam (Toby Kebbell) adquire é aterrador, esmaga a alma humana, e mesmo em um futuro onde monogamia já não é levada a sério, os institos biológicos do jovem pai e sua obsessão em observar se a reação das pessoas que interage no trabalho e em sua vida pessoal realmente são honestas é de fazer perder a paciência, e um pouquinho de fé na humanidade.

No entanto, é justamente isso o que está em jogo em “The Entire History of You”. O que são nossas memórias, senão parte de um intricado video-game biológico com que tentamos nos relacionar e criar laços com os humanos em nossa volta?

Wanderley Caloni, 2015-12-13. The Entire History of You. Black Mirror (UK, 2011). Dirigido por Brian Welsh. Escrito por Jesse Armstrong. Com Toby Kebbell, Jodie Whittaker, Tom Cullen. IMDB.