Black Mirror - S02E04 - White Christmas

Dec 13, 2015

Imagens

Black Mirror é uma série que explora o que há de pior em nossa era da comunicação instantânea e da tecnologia crescente. Na verdade, eles vão um pouco além da nossa realidade atual, avançando alguns anos/décadas, onde algumas novidades brincam com nosso conceito de humanidade e relacionamentos, mídia e governos.

Esse episódio, quase um especial, é o mais longo da série até o momento e o primeiro da terceira temporada. Ele referencia vários episódios utilizando sua tecnologia futurista e suas interações no futuro. Protagonizada pelo ótimo Jon Hamm (Mad Men) acompanhado pelo igualmente eficiente Rafe Spall, ambos estão aparentemente presos em uma casa por algo que cometeram. O personagem de Rafe não fala muito, e sendo natal, o personagem de Jon prepara uma refeição especial e tenta fazer o colega conversar um pouco. O ritmo empregado pelo diretor Carl Tibbetts ao excelente roteiro de Charlie Brooker é lento na medida certa, e as ideias por trás das histórias que Jon Hamm vai descrevendo funcionam como uma espécie de conjunto de pistas-recompensas para o que irá acontecer em seguida. Não é preciso prestar muita atenção para enxergar que ambos os personagens estão ligados de alguma forma.

Algumas noções mais radicais da série – como um implante nos olhos que permite que a rede social vire nossa realidade, possibilitando que uma pessoa seja, por exemplo, bloqueada de nossa visão no mundo real, ou a ideia de ser extraída uma cópia de nosso “eu mental” e colocado em um ovo para servir aos propósitos do ser “original” – são os pontos fortes da trama. Black Mirror não tem vergonha de experimentar conceitos novos em histórias de gêneros vistos como secundários – como um thriller pouco dramático – e com isso estabelece um nível ambicioso de narrativa futurista onde o mundo da internet como o vemos hoje colapsou ao ser integrado em nossas vidas reais. Talvez integrado não seja a palavra certa: o mundo virtual finalmente corrompeu nosso mundo real. Black Mirror se torna mais aterrorizante na medida em que ele se aproxima de um futuro possível.

Wanderley Caloni, 2015-12-13. White Christmas. Black Mirror (UK, 2011). Dirigido por Carl Tibbetts. Escrito por Charlie Brooker. Com Jon Hamm, Rafe Spall, Oona Chaplin. IMDB.