Blackfish: Fúria Animal

Jan 11, 2015

Imagens

Blackfish expõe como nunca a ignorância humana aliada à sua arrogância em se achar superior a qualquer outra espécie animal com quem compartilhamos o planeta. Porém, melhor do que isso, entrega um dossiê rico em imagens e depoimentos que fluem dinamicamente em torno da história do parque de entretenimento Sea World, relatando diferentes mortes de treinadores por quatro décadas até o fatídico assassinato anunciado da carismática treinadora Dawn Brancheau pela baleia Tilikum.

A importância do documentário ganha peso ao entendermos que os depoimentos são de ex-funcionários, em sua maioria treinadores das baleias mantidas em cativeiro. Também ajuda entender que o único propósito desses animais é sua exibição de truques em shows aquáticos (aqueles em que as pessoas saem todas molhadas). Os anúncios do parque, quando mostrados a cada nova passagem do tempo, se tornam propaganda de um show de horrores não visto por ninguém, ignorado pelo seu grande público. Trazer isso (com o perdão do trocadilho) à tona é a grande virtude de Blackfish (o nome do filme diz respeito a como os pescadores chamavam as baleias assassinas que se aproximavam da costa).

Obviamente que a direção, o roteiro e a produção de Gabriela Cowperthwaite e sua equipe são totalmente parciais, mas dadas as informações científicas coletadas sobre o que conhecendo a respeito da inteligência e do lado emotivo desses animais aquáticos, fica difícil dar voz ao outro lado pelo simples argumento de entretenimento. Crianças e adultos podem se divertir vendo as peripécias dos “bichinhos” presos em um aquário por algumas horas, mas precisam estar cientes que esses serem passaram sua vida inteira em cativeiro separados de sua família. Com o conhecimento adquirido por Blackfish agora é possível dar um peso real ao valor de um ingresso para um espetáculo desses.

Adendo: cada vez me surpreendo mais com a estupidez das distribuidoras nacionais em colocar subtítulos nos filmes importados. Nesse caso, “Fúria Animal” não apenas resume errado o tema do documentário como dá a entender seguir os mesmos moldes de “Orca: a Baleia Assassina” ou algo do gênero. Fico feliz em saber que cinéfilos em geral repudiam e ignoram qualquer subtítulo grotesco como esse e a única “herança” das decisões pouco pensadas desses senhores será o título no IMDB.

Wanderley Caloni, 2015-01-11. Blackfish: Fúria Animal. Blackfish (USA, 2013). Dirigido por Gabriela Cowperthwaite. Escrito por Gabriela Cowperthwaite, Eli B. Despres, Tim Zimmermann. Com Tilikum, John Hargrove, Samantha Berg, Mark Simmons, Kim Ashdown, Dean Gomersall, James Earl Jones, Shamu, Carol Ray. IMDB.