Bronies The Extremely Unexpected Adult Fans of My Little Pony

Aug 16, 2014

Imagens

Fiquei curioso a respeito desses fãs adultos de My Little Pony por dois motivos: primeiro um amigo meu (adulto, até mais velho) confessou sua adoração pelo desenho dos pôneis fofinhos. Ele assistiu pela primeira vez por conta de seu filho, mas ele mesmo conseguiu enxergar virtudes inimagináveis em um desenho para crianças. O segundo fato foi o lançamento da Netflix de um filme que já nomeia essa comunidade inusitada em um título à altura com “Bronies: The Extremely Unexpected Adult Fans of My Little Pony”, o que praticamente explica todo o teor deste documentário de Laurent Malaquais (Men from Nowhere).

Os argumentos dos fãs adultos de My Little Pony em defesa do desenho infantil tem fundamentos? Completamente. Mais do que isso: a análise desse fenômeno torna latente nossa percepção sobre um problema atual na sociedade, cada vez mais tendo seus sentimentos e gostos oprimidos pela maioria. Há casos no filme em que um rapaz tem uma arma apontada para ele pelo simples fato de colar adesivos do desenho no vidro do seu carro.

Porém, a estrutura da narrativa poderia ter sido mais aprimorada. Em determinados momentos achamos que o filme vai acabar, mas ele volta para depoimentos repetitivos. Além disso, o uso excessivo de fundos animados torna a experiência cansativa mesmo em menos de 90 minutos de filme.

De qualquer forma, o recado está dado. Para quem se preocupa em demasiado com a vida dos outros, não assista Bronies: você pode se decepcionar com tanto humanismo e sentimentos positivos vindo de pessoas que gostam de um desenho animado “para meninas”.

Wanderley Caloni, 2014-08-16. Bronies The Extremely Unexpected Adult Fans of My Little Pony. Bronies: The Extremely Unexpected Adult Fans of My Little Pony (USA, 2012). Dirigido por Laurent Malaquais. Escrito por Nat Segaloff. Com John de Lancie, Alex Tibcken, Tim Star, Lauren Faust, Lyle Gilpatrick, Jeanne Gilpatrick, Tom Gilpatrick, Yoav Landau, S.R. Foxley. IMDB.