Corra que a Polícia Vem Aí!

Dec 1, 2015

Imagens

Nunca datado, mas um pouco óbvio. O primeiro filme da série do policial atrapalhado interpretado por Leslie Nielsen tem um bom coração, é cheio de piadas positivas, mesmo que envolva um homem ser amassado por um rolo compressor.

Com um plot que se repetiu à exaustão em trabalhos posteriores – proteger a rainha da Inglaterra durante sua visita – as piadas somam-se aos números que fica até difícil saber se na cena que vimos havia uma ou duas piadas. Não há nenhuma muito memorável, mas o conjunto delas é o que move seu ritmo.

Nielsen tem a rara característica de fazer-nos crer que seu personagem faz isso ciente de que acabou de furar um peixe valendo 20k dólares com uma caneta igualmente inestimável, ou que é natural chegar em casa e ver a secretária de seu suspeito que acabou de conhecer essa tarde preparar o jantar vestindo apenas sua própria camisa (e logo depois fazer “sexo seguro”, um momento icônico no Cinema onde dois corpos vestindo duas camisinhas gigantes se juntam). Porém, estar ciente não quer dizer que Frank Drebin consegue processar tudo o que faz ou o que acontece à sua volta. Quando ele se disfarça de juiz de beisebol e começa a revistar os jogadores nos momentos onde eles lançam a bola, capturam a bola ou correm para a próxima base, sabemos que sua atitude é sincera, e é isso o que a torna mais cômica.

Com uma participação hoje mais que especial de O. J. Simpson sendo alvejado em praticamente toda cena que aparece, mesmo passando quase o filme inteiro com o corpo paralisado. E ainda Priscilla Presley, que participou com Nielsen em todas as sequências.

Wanderley Caloni, 2015-12-01. Corra que a Polícia Vem Aí!. The Naked Gun: From the Files of Police Squad! (USA, 1988). Dirigido por David Zucker. Escrito por Jerry Zucker, Jim Abrahams, David Zucker, Pat Proft, Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker. Com Leslie Nielsen, Priscilla Presley, Ricardo Montalban, George Kennedy, O.J. Simpson, Susan Beaubian, Nancy Marchand, Raye Birk, Jeannette Charles. IMDB.