Cowboys e Aliens

Wanderley Caloni, September 18, 2011

Não há muito o que falar da história em Cowboys & Aliens, novo filme de Jon Favreau (dos dois O Homem de Ferro e Zathura - Uma Aventura Espacial). O título já torna tudo muito óbvio, por mais bizarro que isso seja. No entanto, acredito que a definição desse gênero misto acabe sendo o principal motivo do filme não conseguir “decolar” em nenhum momento, sendo constantemente cozinhado em forno brando.

O filme começa com uma introdução no deserto, onde um homem desconhecido (Craig), uma alusão ao personagem clássico de Clint Eastwood, se encontra com uma espécie de algema em um dos braços que irá se revelar uma arma alienígena quando estes aparecerem novamente por aquelas bandas.

Nessa mistura de gêneros, mesmo com as óbvias homenagens, fica bem claro que o maior prejudicado é o western, que possui um Harrison Ford que cresce durante o longa e um Daniel Craig que consegue se estabelecer razoavelmente bem logo na primeira cena (e que parece ter sido sabotado pelo resto da história), mas é só. A direção e a razão de aspecto do longa privilegia o gênero, contando com cenas que lembram velhos clássicos (como a sequência do saloon e a própria introdução no deserto), ainda que estéreis do ponto de vista criativo.

Ainda no elenco, Olivia Wide parece perigosamente caminhar para um tipo característico de personagem como fez em Tron, mas só.

Já pulando para o “gênero ET”, é interessante notar sua constituição em torno de um mundo mais primitivo dos humanos, pois da mesma forma esses alienígenas esboçam aspectos que refletem a própria época humana retratada (eles também são exploradores e possuem motivos tão mesquinhos quanto os humanos). Igualmente curioso é constatar que eles tenham também um único tipo de arma que se assemelha aos revólveres do velho oeste - e note como em determinado momento o personagem de Craig parece “empunhar” seu punho prestes a “sacar”. Da mesma forma, suas naves possuem asas que lembram penas de aves, e seu método de caça é idêntico ao de um vaqueiro pegando bezerros na pradaria (e até o formato do feixe azul que emitem lembra o círculo que uma corda girando antes de ser lançada).

(Igualmente interessante é sua nave-mãe, que coincidentemente lembra nossos foguetes que irão existir daqui a duas centenas de anos.)

É verdade que o filme empolga no final, e eventualmente diverte. Porém, o método burocrático de proteger ambos os gêneros talvez tenha travado o humor, por exemplo, que costuma ocorrer nos diálogos inspirados dos clássicos de Sergio Leone, ou até os menos pretenciosos exemplos de Western-Spaguetti.

Imagens e créditos no IMDB.
Cowboys e Aliens ● Cowboys e Aliens. Cowboys & Aliens (USA, 2011). Dirigido por Jon Favreau. Escrito por Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Mark Fergus, Hawk Ostby, Mark Fergus, Hawk Ostby, Steve Oedekerk, Scott Mitchell Rosenberg. Com Daniel Craig, Abigail Spencer, Buck Taylor, Matthew Taylor, Cooper Taylor, Clancy Brown, Paul Dano, Chris Browning, Adam Beach. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-09-18. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?