Desventuras em Série

Nov 29, 2015

Imagens

Ninguém escuta as crianças. Essa é a premissa básica que torna possível toda a série de situações mortais em que três jovens órfãos ficam à mercê de um cruel parente distante em busca da herança dos afortunados Baudelaire.

Tentando manter uma narrativa coesa, ainda que episódica, o diretor Brad Silberling (Cidade dos Anjos) recebe a imprescindível ajuda de uma equipe de direção de arte, fotografia e figurino que recriam o design surrealista usado nos livros homônimos de Lemony Snicket (ele próprio é um personagem, o escritor que narra a história, interpretado por Jude Law).

Com o uso de enquadramentos de dois planos que tornam o temido Conde Olaf envolvendo os meninos, além dos jogos em contra-luz que usam a silhueta dos personagens como desenhos em uma pintura 2D, Desventuras em Série é muito mais um filme de arte do que de aventuras. Um filme que contém muito mais atuações exageradas em prol da linguagem do que artimanhas de roteiro (muito embora a sequência na casa do penhasco seja particularmente bem executada nesse sentido, já que todos os temores de Tia Josephine se tornam realidade).

Com pelo menos uma sequência memorável, onde um carro no meio dos trilhos é usado como artifício dramático e elementos visuais que misturam o velho com o novo (como um carro que toca música através de um sistema de rolos de fita), Desventuras em Série distrai e impressiona pelo visual e conta uma história em um ritmo frenético, sendo exagerado em todas suas pontas.

E com pelo menos duas atuações dignas de nota – Jim Carrey e suas maquiagens, e Meryl Streep e seu óculos que balança, ambos contracenam – o filme também ganha cores devido a seu elenco britânico e afiado com a proposta teatral do projeto.

Além de apresentar a jovem Emily Browning, que mais tarde participaria de empreitadas muito mais adultas.

Wanderley Caloni, 2015-11-29. Desventuras em Série. Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (USA, 2004). Dirigido por Brad Silberling. Escrito por Robert Gordon, Daniel Handler. Com Jim Carrey, Liam Aiken, Emily Browning, Kara Hoffman, Shelby Hoffman, Jude Law, Timothy Spall, Catherine O'Hara, Billy Connolly. IMDB.