Diário de uma Paixão

Mar 15, 2014

Imagens

É curioso que Ryan Gosling (Drive, O Lugar Onde Tudo Termina) tenha protagonizado um filme tão cândido e seis anos depois tenha dividido a tela com Michelle Williams em Blue Valentine, para despedaçar qualquer traço de esperança romântica que qualquer fã do ator tivesse em torno da persona idealista que criou. O fato é que Diário de Uma Paixão obtém sua força justamente em fazer-nos crer que um romance totalmente desvinculado da razão conseguisse suportar a situação adversa e, ainda mais, a passagem do tempo que destrói e transforma tudo em sua volta.

Para isso o diretor Nick Cassavetes utiliza largos e lindos planos cuidadosamente planejados por sua equipe, que montam verdadeiros quadros emolduráveis de puro sentimento em torno da paixão de verão do casal. O cuidado com que isso é feito é algo notável e fascinante, e não é à toa que tantas pessoas se apaixonaram pelo filme. O romantismo encontra eco nas roupas, casas, luzes e cores em torno daqueles dois seres (ah, e a trilha sonora, magistral). Tudo é um pouco exagerado, idealizado demais (como em Lincoln, de Spielberg), porque quem está contando essa história é um velhinho e toda a sua nostalgia — ou arte de narração — reside em sua voz.

Aliás, diga-se de passagem e como conclusão, minha revisita me fez gostar muito mais de todo o filme e sua exploração narrativa do que o provável desfecho-surpresa, que de surpresa, convenhamos, não tem nada. Não é nenhum segredo quem são aquelas pessoas, como podemos notar em inúmeros momentos onde cores, ângulos e até mesmo diálogos apontam para o inevitável. Pelo visto, o tempo finalmente conseguiu destruir essas memórias. O que importa talvez é que elas tenham sido vividas.

Wanderley Caloni, 2014-03-15. Diário de uma Paixão. The Notebook (USA, 2004). Dirigido por Nick Cassavetes. Escrito por Jeremy Leven, Jan Sardi, Nicholas Sparks. Com Tim Ivey, Gena Rowlands, Starletta DuPois, James Garner, Anthony-Michael Q. Thomas, Ed Grady, Renée Amber, Jennifer Echols, Geoffrey Knight. IMDB.