Dirk Gently's Holistic Detective Agency - Primeira Temporada, Episódios 1 ao 3
Wanderley Caloni, 2017-01-01

Tudo que é britânico eu já tenho meu preconceito que diz que vai ser bom. Agora, tudo que é humor britânico, eu tenho minhas certezas.

Criado por Max Landis e escrito e baseado no livro de Douglas Adams, a história segue muito outro grande trabalho de Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias, onde o caminho é muito mais essencial que o destino. Sendo uma representação bem-humorada da própria vida, a história gira em torno da investigação de um crime em um hotel cujas pistas envolvem desde animais selvagens a domésticos, passando por situações ilógicas e viagens no tempo. Este parece ser um remake ou uma expansão de outro trabalho de 2010-12 (este sim verdadeiramente britânico).

Os heróis dessa história são Todd Brotzman, um recepcionista desse hotel que vira suspeito e é demitido, vivendo em seguida uma série de acontecimentos estranhos em sua vida, entre eles o surgimento de Dirk Gently, que se auto-intitula “detetive holístico” (e proclama Todd seu assistente, apesar de suas negativas). Ambos são o núcleo de uma história habitada por uma assassina holística (que mata o que puder pela frente), dois agentes do FBI que lembram comédias de duplas dos anos 2000, uma gangue de carecas onde um é excessivamente polido na mesma medida que é violento.

Enfim, o mundo de Dirk Genty’s não é exatamente diferente do mundo normal. Ele possui sua dose de fantasia, mas o mais importante é que as pessoas desse mundo é que são verdadeiramente diferentes, extravasadas, exageradas. O que gera esse humor do absurdo, das situações, muito mais efetivo e perene que as piadas pontuais de, por exemplo, Haters Back Off!.

Ainda assim, a série carece de uma trama mais intensa, que nos dê bons motivos para acompanharmos esses acontecimentos. Querer achar sentido não vale muito, pois já sabemos que isso é impossível, e se for feito irá trair seu próprio conteúdo. Diferente do Guia, onde a trama girava em torno de ter perdido a Terra, aqui vamos descobrindo coisas novas a cada episódio como uma guest de um RPG muito maluco. De qualquer forma, é no mínimo uma diversão inteligente o suficiente para chamar a atenção. E britânico o suficiente para ser hilário em alguns momentos. Mas só alguns momentos.

★★★☆☆ Dirk Gently's Holistic Detective Agency. USA. 2016. Direção: Paco Cabezas, Tamra Davis, Michael Patrick Jann, Dean Parisot. Roteiro: Douglas Adams, Max Landis, Andrew Black. Elenco: Samuel Barnett (Dirk Gently), Elijah Wood (Todd Brotzman / ...), Hannah Marks (Amanda Brotzman / ...), Fiona Dourif (Bart Curlish), Jade Eshete (Farah Black), Mpho Koaho (Ken), Michael Eklund (Martin), Dustin Milligan (Sgt. Hugo Friedkin / ...), Neil Brown Jr. (Estevez). Edição: Alison Grace, Allan Lee, Jamie Alain. Fotografia: Samy Inayeh, John Pardue. Trilha Sonora: Cristobal Tapia de Veer. Duração: 60. Comedy. #netflix