Dirk Gently's Holistic Detective Agency - Primeira Temporada, Episódios 1 ao 3

Jan 1, 2017

Imagens

Tudo que é britânico eu já tenho meu preconceito que diz que vai ser bom. Agora, tudo que é humor britânico, eu tenho minhas certezas.

Criado por Max Landis e escrito e baseado no livro de Douglas Adams, a história segue muito outro grande trabalho de Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias, onde o caminho é muito mais essencial que o destino. Sendo uma representação bem-humorada da própria vida, a história gira em torno da investigação de um crime em um hotel cujas pistas envolvem desde animais selvagens a domésticos, passando por situações ilógicas e viagens no tempo. Este parece ser um remake ou uma expansão de outro trabalho de 2010-12 (este sim verdadeiramente britânico).

Os heróis dessa história são Todd Brotzman, um recepcionista desse hotel que vira suspeito e é demitido, vivendo em seguida uma série de acontecimentos estranhos em sua vida, entre eles o surgimento de Dirk Gently, que se auto-intitula “detetive holístico” (e proclama Todd seu assistente, apesar de suas negativas). Ambos são o núcleo de uma história habitada por uma assassina holística (que mata o que puder pela frente), dois agentes do FBI que lembram comédias de duplas dos anos 2000, uma gangue de carecas onde um é excessivamente polido na mesma medida que é violento.

Enfim, o mundo de Dirk Genty’s não é exatamente diferente do mundo normal. Ele possui sua dose de fantasia, mas o mais importante é que as pessoas desse mundo é que são verdadeiramente diferentes, extravasadas, exageradas. O que gera esse humor do absurdo, das situações, muito mais efetivo e perene que as piadas pontuais de, por exemplo, Haters Back Off!.

Ainda assim, a série carece de uma trama mais intensa, que nos dê bons motivos para acompanharmos esses acontecimentos. Querer achar sentido não vale muito, pois já sabemos que isso é impossível, e se for feito irá trair seu próprio conteúdo. Diferente do Guia, onde a trama girava em torno de ter perdido a Terra, aqui vamos descobrindo coisas novas a cada episódio como uma guest de um RPG muito maluco. De qualquer forma, é no mínimo uma diversão inteligente o suficiente para chamar a atenção. E britânico o suficiente para ser hilário em alguns momentos. Mas só alguns momentos.

Wanderley Caloni, 2017-01-01. Dirk Gently's Holistic Detective Agency - Primeira Temporada, Episódios 1 ao 3. Dirk Gently's Holistic Detective Agency (USA, 2016). Dirigido por Paco Cabezas, Tamra Davis, Michael Patrick Jann, Dean Parisot. Escrito por Douglas Adams, Max Landis, Andrew Black. Com Samuel Barnett (Dirk Gently), Elijah Wood (Todd Brotzman / ...), Hannah Marks (Amanda Brotzman / ...), Fiona Dourif (Bart Curlish), Jade Eshete (Farah Black), Mpho Koaho (Ken), Michael Eklund (Martin), Dustin Milligan (Sgt. Hugo Friedkin / ...), Neil Brown Jr. (Estevez). IMDB.