E Agora para Algo Completamente Diferente

Esse filme é uma compilação de quadros do programa televisivo do grupo de humoristas Monty Pyhton, e por incrível que pareça o conjunto da obra é menor do que a soma das suas clássicas piadas, talvez por não ser um filme de verdade e por exagerar o bizarro e surreal.

Dirigido por Ian MacNaughton, diretor habitual do grupo, Ian, provavelmente com a ajuda dos rapazes, faz uma mescla de assuntos que se unem por animações pseudo-surreais que irão lembrar um “Pink Floyd: The Wall” subversivo, se isso fosse possível através do humor. Tudo está unido também pela presença de um apresentador que sempre fala o título do filme.

Os fãs do grupo não me levem a mal, pois também sou fã quase incondicional do material de Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin e Terry Jones. E Terry Gilliam, que era cartunista da Mad (obviamente é dele as animações do filme). E mesmo que o filme contenha materiais como “a piada mais engraçada do mundo”, o clássico papagaio morto e o hilário restaurante fino com um garfo sujo, todos esses três trabalhos são sensacionais como quadros separados de humor. Por estarem juntos em um material que se finge de história, como um tabloide inglês de casos do dia-a-dia, a falta de sentido típica do grupo escala níveis em que não é possível mais achar tanta graça, pois o caminho é irregular demais para conseguirmos segui-los.

Fazer rir obviamente é o objetivo de comédias, e esse consegue fazer mais vezes do que a média dos filmes que se dizem comédia. No entanto, como Cinema, “E Agora…” perde feio para trabalhos feitos com um tema em mente, como “A Vida de Brian” e “O Sentido da Vida”.

★★★☆☆ Wanderley Caloni, 2015-12-12. E Agora para Algo Completamente Diferente. And Now for Something Completely Different (UK, 1971). Dirigido por Ian MacNaughton. Escrito por Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin. Com Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin, Carol Cleveland, Connie Booth, Lewis Alexander. imdb