Estrutura de Roteiro: Como Escrever um Livro, por Leonardo Bighi Lourenço

Jul 17, 2018

Às vezes dá vontade de ler todos os livros sobre um assunto e fazer um apanhado de dicas em 50 páginas. Mas isso passa rápido depois que você percebe que vai perder alguns anos de sua vida. Leonardo Bighi Lourenço perdeu 3 anos de sua vida para nós, e nos apresenta todas aquelas teorias de 4 atos (ou 3, com o do meio dividido em dois (???)), seus pontos de virada, conflito, protagonista, antagonista, ponto de impacto… enfim, a pataquada toda.

O lado bom é que se trata de um livro pequeno e simples de ler. O lado ruim é que você provavelmente vai ter que ler e reler esse livro sempre que quiser lembrar dos termos. Sabe quando você precisa anotar coisas do livro que está lendo para não se perder? Imagine que este livro já são as anotações. A diferença é que existe um pouco de ênfase no que o Leonardo fala. Ele ficou realmente empolgado com o entendimento da estrutura clássica para montar histórias e como isso facilita a vida do escritor que está começando.

Seguem alguns trechos aleatórios:

Já o Incidente Inicial, que vamos tratar aqui, é um pouco mais sutil. Ele vai introduzir o conflito na história, mas sem amarrar o protagonista nesse conflito ainda.

Pensa comigo. Que graça teria criar um grande conflito na sua história, se o personagem pudesse simplesmente falar “não quero saber de problemas, vou pra casa” e a história acabasse aí? Eu te respondo. Não teria graça nenhuma. Se o leitor não souber por quê seu protagonista está passando por todo o sufoco do conflito central, a empatia vai ser quebrada na mesma hora. O leitor vai achar que seu personagem é idiota ou masoquista.

O Ponto de Aperto é um truque de ritmo. Ele existe pra dar uma quebrada na sequência de cenas da história e reforçar o perigo que existe.

É a primeira metade da história que vai cimentar a relação entre humano e personagem.

Pois é, são aleatórios mesmo. Eu não vou ficar anotando um livro desses, senão vou acabar anotando o livro inteiro. Minha dica: o leia de uma só vez, deixe esfriar, e depois que for começar a escrever, releia novamente.

Wanderley Caloni, 2018-07-17. Estrutura de Roteiro -- Como Escrever um Livro: Aprenda a escrever histórias de sucesso com as técnicas usadas no cinema, por Leonardo Bighi Lourenço