F is for Family - Segunda Temporada

2017/08/21

Enquanto a primeira temporada afiava seu tom do humor para algo dos anos 70 que divertia os que não ligam para o politicamente correto ao mesmo tempo que demonstrava por que estamos na fase do politicamente correto, a sequência de F is for Family explora melhor seus personagens, dando a eles a medida certa de tempo em cena. Exceto pela caçula que quer ser programadora de computadores. E sempre que sua ambição aparece faz meus olhos brilharem.

A série embarca em uma jornada emocional do casal principal que consegue extrair o melhor do conflito de casais que começam a perceber que o modelo pai provedor e dona-de-casa não é tão estável assim, e que isso pode ser uma coisa boa para ambos os lados. Quando a série explora cada um desses lados individualmente e eles se juntam no final, eis o conflito principal da série sobre homens e mulheres e como o mundo recebe os sonhos de um e de outro.

Esta é uma animação-drama, contrariando todas as fórmulas de animação adulta que apela para comédia mais absurda. Há um chão e um teto para localizarmos o que é possível a seus personagens, e como os créditos iniciais sabiamente apontam, nós sempre começamos nossas vidas voando. Mas é por pouco tempo.

Aqui também não há muita censura, nem de sexo nem de violência. Ela existe, mas é usada com parcimônia. Quando algo contraria o puritanismo norte-americano é por um bom motivo, mas penso que o motivo da série ser animada é justamente para isolar os atos “obscenos” dessas pessoas.

O roteiro quase sempre apela um pouco a mais seu lado feminista, expondo os homens de escritório como machistas sem cérebro. Mesmo que tenham razão, isso fica engraçado até o ponto que vira uma caricatura idiota demais para nos identificarmos. Dito isso, há ótimas piadas machistas que não podem ser mais recicladas, apenas observadas como uma curiosidade da época.

De certa forma assim é conduzido o senso moral de FifF. Estamos observando uma época não tão remota com os olhos de hoje, e soa tão distante que permite olharmos como para um aquário. Pelo menos isso é o que eu espero do espectador.

★★★☆☆ F is for Family. USA, 2015. Direction: Laurent Nicolas. Benjamin Marsaud. Script: Bill Burr. Michael Price. David Richardson. Cast: Bill Burr. Laura Dern. Justin Long. Debi Derryberry. Sam Rockwell. Haley Reinhart. Mo Collins. Trevor Devall. Phil Hendrie. Soundtrack: Vincent Jones. Runtime: 30. Gender: Animation. Category: blog Tags: netflix fisforfamily series

Share on: Facebook | Twitter | Google