Família Vende Tudo

Wanderley Caloni, October 16, 2011

É fato que Lima Duarte está no estado de gênio, e cada novela que participa é um desperdício do Cinema. Semelhantes comparações podem ser feitas em boa parte do elenco de Família Vende Tudo, novo longa de Alain Fresnot, que é muito afiada na interpretação de seus personagens, por mais que estes não façam sentido ou soem deslocados. E é aí que temos outro indício de desperdício, dessa vez no próprio Cinema: a capacidade de vender uma ideia divertida e fácil em uma história que sequer consegue chegar a uma conclusão sobre seu assunto central, e que desperdiça interpretações primorosas em um projeto sem pé nem cabeça.

O filme, em uma forte introdução de seus personagens, mostra a família-título em sua luta diária para sobreviver, comprando mercadorias no Paraguai e revendendo-as em São Paulo, ambas atividades ilegais e que acabam por deixar a situação financeira dessas pessoas, que já não era nada boa, uma calamidade, quando perdem tudo em uma barreira policial e em um arrastão da fiscalização.

Para tentar obter rapidamente o retorno do que foi perdido, o patriarca da familia (Duarte) tem uma ideia brilhante: fazer com que a filha engravide de um famoso cantor de música popular (Ciocler) e receba uma indenização por ter aliciado uma jovem “de menor”. Detalhe que essa ideia foi inspirada em um dos testemunhos da igreja que seu filho frequenta (uma divertida participação de Marisa Orth).

Se, por um lado, mostrar a pobreza e a malandragem de uma família que tenta fazer de tudo para se dar bem rende boas e divertidas risadas (mais graças às interpretações do que às próprias piadas, que em geral soam de mal gosto e despropositadas), por outro lado não conseguir se firmar como comédia ou drama (ou até mesmo romance!?) durante o terceiro ato transforma a cambaleante experiência em um desastre total.

É uma pena, portanto, que Lima Duarte, Vera Holtz e tantos outros se vejam vendidos em um projeto como esse, que mais uma vez demonstra o despreparo de idealizadores influenciados muitas vezes pelas nossas famigeradas novelas em abordar temas tão sensíveis com tanto despudor.

Imagens e créditos no IMDB.
Família Vende Tudo ● Família Vende Tudo. Família Vende Tudo (Brazil, 2011). Dirigido por Alain Fresnot. Escrito por Alain Fresnot, Alain Fresnot, Marcus Aurelius Pimenta, José Rubens Chasseraux, Laerte Coutinho, Sabina Anzuategui. Com Lima Duarte, Vera Holtz, Caco Ciocler, Marisol Ribeiro, Luana Piovani, Imara Reis, Juliana Galdino, Ailton Graça, Robson Nunes. ● Nota: 2/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-10-16. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?