Fora de Controle

Nov 15, 2013

Imagens

Um drama moral tão bem construído não deveria ser conduzido de forma tão insegura como é feito aqui. A direção de Roger Michell (Um Lugar Chamado Notting Hill, Uma Manhã Gloriosa) combina uma atmosfera de thriller policial com filme de ação e peca justamente ao não nos aproximar dos seus dois personagens quando essa abordagem seria merecida ou necessária.

Em vez disso, muitos closes com uma câmera na mão e muitos cortes sem sentido nos dão a sensação de movimento alucinado em uma história que já cativaria pelo papel de Samuel L. Jackson, que faz um pai de família separado que está a um fio de voltar a ser alcoólatra quando um acidente de carro com um advogado (Ben Afleck) o faz perder a chance de se redimir. Em essência, esses dois homens procuram fazer o que acham correto naquele momento para salvarem suas vidas. O que o filme propõe é uma reflexão nesse “correto” para Ben e um aprofundamento das razões (e ações) de Jackson.

Como as definições morais ficam em um dégradé que vai se formando a cada novo passo de um dos dois protagonistas (mais Jackson, menos Ben), não existe a definição clássica do bem contra o mal, mas a dos antagonistas ocasionais. Tudo é caótico e dá errado para alguém, certo para outro. E vice-versa. O ritmo aos poucos começa a entediar. Mais um tropeço, dessa vez do roteiro do estreante Chap Taylor e do veterano Michael Tolking (dos medíocres Impacto Profundo e Nine), que transforma esse clima de acaso (que é positivo) em uma rota certa para um final mais ou menos previsível, não nos dando fôlego ou espaço para conjecturar o que poderia acontecer.

Mesmo assim, há um momento de “redenção” para o espectador em um novo reencontro. Infelizmente, esse passa tão rápido para o final clichê que mal temos tempo para saboreá-lo. Voltamos para o lugar-comum onde acidentes acontecem, mas cujo destino já está escrito em páginas não tão inspiradas.

Wanderley Caloni, 2013-11-15. Fora de Controle. Changing Lanes (USA, 2002). Dirigido por Roger Michell. Escrito por Chap Taylor, Chap Taylor, Michael Tolkin. Com Ben Affleck, Samuel L. Jackson, Kim Staunton, Toni Collette, Sydney Pollack, Tina Sloan, Richard Jenkins, Akil Walker, Cole Hawkins. IMDB.