Frances Ha

Dec 29, 2013

Imagens

Nunca vi um filme tão alto astral com uma personagem tão… errada. E fascinante. O mundo de Frances é medíocre. Ela é uma dançarina (ou gostaria de ser) e como todo artista que se preza, tenta viver em Nova Iorque. Porém, como sua amiga bem observa, só um artista rico para se manter próximo da Broadway. Acompanhamos, então, suas vicissitudes, inicialmente com sua melhor amiga, que parece ser a única que lhe resta. Ela é “inamorável”, como um amigo costuma dizer. Pegamos partes de sua personalidade de seu convívio com as pessoas.

O filme é em preto e branco, o que o torna mais artístico, mais realista e mais… belo. Talvez essa proximidade dos diálogos rápidos (e muitas vezes precisos) com roteiros de Woody Allen peça tanto um filme em NY quanto em P&B. As músicas também fazem seguem esse tema artístico, tratando a vida de Frances como um palco em um teatro. As músicas começam e terminam em pontos determinados por seu estado de espírito ou alguma ação pontual (correr até o caixa eletrônico mais próximo, visitar Paris em um fim-de-semana).

Nada disso seria lá muita coisa sem a participação inspirada de Greta Gerwig, que cria sem dúvida uma personagem memorável e complexa. Nem sempre conseguimos entender suas decisões, mas mesmo assim, de alguma forma, a apoiamos. É um mundo grande e cruel lá fora. Só o fato de alguém o estar desafiando é digno de nota, respeito e inspiração.

Wanderley Caloni, 2013-12-29. Frances Ha. Frances Ha (USA, 2012). Dirigido por Noah Baumbach. Escrito por Noah Baumbach, Greta Gerwig. Com Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Esper, Adam Driver, Michael Zegen, Charlotte d'Amboise, Grace Gummer, Daiva Deupree, Isabelle McNally. IMDB.