Gatinhas e Gatões

Primeiro longa dirigido por John Hughes, Sixteen Candles é memorável até 30 anos depois porque ele representa de maneira fidedigna a juventude daquela época, suas frustações, seus sonhos e estereótipos (é uma comédia). Só para citar o que move todo o roteiro: uma família, preocupada com o casamento problemático da filha mais velha, se esquece completamente do aniversário de 16 anos da filha caçula (Molly Ringwald, que mais tarde faria a Garota do Rosa Shock). Para uma geração em que sobram recursos financeiros, mas falte recursos afetivos, podemos dizer que Gatinhas e Gatões cria um tema admirável com o igualmente eterno Esqueceram de Mim.

Porém, essa é uma comédia, e como tal é cheia de piadas escrachadas, mas que ao mesmo tempo continuam essa tarefa de documentar o que era engraçado na época. Uma experiência no mínimo curiosa.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2013-12-15. Gatinhas e Gatões. Sixteen Candles (USA, 1984). Dirigido por John Hughes. Escrito por John Hughes. Com Molly Ringwald, Justin Henry, Michael Schoeffling, Haviland Morris, Gedde Watanabe, Anthony Michael Hall, Paul Dooley, Carlin Glynn, Blanche Baker. imdb