Gnomeu e Julieta

Wanderley Caloni, March 10, 2011

Como diz a introdução dessa nova animação, a história que será contada já foi contada várias vezes. Porém, e continua a introdução, nunca foi contada da maneira que será nesse filme. É uma pena, portanto, constatar que a única coisa que muda nessa recriação de fato são a técnica (animação) e o apelo infantil (gnomos de jardim). Porém, pior do que isso, esse “remake” chega à proeza de tornar enfadonho acompanhar uma das mais populares histórias de William Shakespeare.

Muito da ação mostrada no começo são cenas já consagradas em outros filmes, como quando Gnomeu invade sorrateiramente o jardim vizinho. Além disso, a própria narrativa não nos apresenta nada de realmente novo, então somos levados a apenas aguardar pelo inevitável encontro com Julieta. E no percurso ainda tropeçar em piadas que tentam criar um clima engraçadinho nunca eficaz e em referências totalmente desnecessárias e inconvenientes (como a de Beleza Americana).

O resultado é que, mesmo que o aspecto dos bonecos criados sejam admiravelmente bem feitos, pois conseguimos notar seus detalhes de cerâmica e até mesmo o som de cerâmica raspando quando se mexem, isso não é o bastante para prender a atenção.

E o que dizer do final, que parece sequer ter sido planejado sob o mesmo contexto, pois ignora simultaneamente a rixa existente entre os vizinhos humanos e o fim de um determinado personagem, apenas pelo desejo de que as coisas terminem bem, fazendo uma rima nada elegante com o final igualmente controverso de Quem Quer Ser Um Milionário.

A triste conclusão a que chegamos é que não basta contar uma mesma história se não houver nada de novo em sua forma, mesmo que a intenção fosse visar o público infantil. Fazendo um comparativo com o adulto “Romeu + Julieta”, que muda praticamente apenas a época em que a história foi concebida, chegando a utilizar os mesmos diálogos datados do texto de Shakespeare, este se sai incrivelmente melhor do que os bonecos de cerâmica engraçadinhos, exatamente por explorar a mudança de ambiente e os desafios que isso implicou na adaptação das falas.

Imagens e créditos no IMDB.
Gnomeu e Julieta ● Gnomeu e Julieta. Gnomeo & Juliet (UK, 2011). Dirigido por Kelly Asbury. Escrito por Rob Sprackling, John R. Smith, Andy Riley, Kevin Cecil, Kelly Asbury, Steve Hamilton Shaw, Andy Riley, Kevin Cecil, Mark Burton. Com James McAvoy, Emily Blunt, Ashley Jensen, Michael Caine, Matt Lucas, Jim Cummings, Maggie Smith, Jason Statham, Ozzy Osbourne. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-03-10. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?