Gunnm (aka Alita)

| Wanderley Caloni

February 6, 2019

Curioso que sou, resolvi dar uma olhada no OVA dos anos 90 responsável por Alita: Anjo de Combate, blockbuster tecnológico com efeitos de captura de movimentos e expressão de fritar o cérebro humano. Com menos de uma hora, todos os momentos icônicos do longa metragem dirigido por Robert Rodriguez estão lá, jogadas da mesma maneira, sem esperança de uma narrativa coesa que trame a favor de alguma conclusão. Se trata de um vislumbre rápido e aleatório de um futuro distante onde certas coisas existem, e que no fundo nunca mudaram: ricos contra pobres, enganação, ilusão e o medo de fracassar na vida.

Alita aqui é Gally, uma andróide encontrada no lixo e com o corpo restaurado pelo doutor cibernético Ido, o melhor de sua área. Ela faz amizade com Yugo, um rapaz pobre que assalta pessoas com partes sintéticas para vender no mercado negro. Ele faz isso pelo dinheiro que está juntando para comprar sua liberdade de uma cidade opressiva e onde não se respeita ninguém (vide ele próprio assaltando pessoas inocentes pelas ruas). O que ele não sabe é que está sendo enganado por Vector, um desses cínicos que viu que pode viver como um rei no ferro velho. Então para quê ser mais um servo no primeiro mundo?

Esse primeiro mundo é Zalem, uma cidade flutuante que é a versão voadora da elite que temos hoje no mundo real. Não há nada demais nessa alegoria. Mas James Cameron, produtor de Alita, viu que a heroína é mulher (ou pelo menos tem as feições de mulher) e que a história política se encaixa perfeitamente no ódio que ecoa desde 2008 do inimigo invisível representado por grandes corporações e seus arranha-céus opressivos.

Os gráficos em Gunnm são no máximo OK, nos lembrando que há um mangá em algum lugar onde toda essa história é menos barulhenta e com talvez mais sentido. Mas como dá preguiça de cavar mais fundo, ficamos por aqui em nossa mediocridade, comparando animes obscuros com produções megalomaníacas dos poderosos de hoje em dia. Talvez você repare na ironia. Talvez você já seja um ciborgue lutando por sua “liberdade”.

Imagens e créditos no IMDB.

Gunnm (aka Alita). Japão, 1993. Escrito por Akinori Endô baseado no mangá de Yukito Kishiro. Dirigido por Hiroshi Fukutomi. Com Miki Itô, Shunsuke Kariya e Kappei Yamaguchi..