Hairspray Em Busca da Fama

Wanderley Caloni, May 14, 2012

Há uma mensagem muito bela em Hairspray, sobre o fim da guerra inter-racial ocorrida nos EUA na década de 60. Aliada a danças empolgantes e teatrais, nos leva a concluir tristemente que sua moral pertence ao mundo dos sonhos, da dança. E é na dança que está a maior virtude e o maior defeito desse filme.

Ao empolgar pelas performances saudosas e vigorosas de personagens vindos de um filme dos anos 80 imitando a época dos anos 60, o musical perde ainda mais seu contato com o público. A trama principal, sabemos ser tão irreal quanto as cores pastéis estilizadas para os cenários, os figurinos e a maquiagem dos personagens. Até até mesmo John Travolta, apesar de toda a técnica envolvida em transformá-lo em uma quarentona enorme servir apenas para ilustrar a bizarrice de uma história sem muito embasamento.

Não sei se é a figura ingênua encarnada por Nikki Blonsky que não consegue transmitir a emoção real da adolescência da época, ou até mesmo do original dos anos 80. Tudo é muito teatral. Isso não costuma ser ruim em filmes como A Noviça Rebelde, que virou um clássico exatamente por conseguir transpor facilmente a realidade e a ilusão. Porém, aqui tudo é muito difícil de engolir. Aqui a velha crítica das pessoas que os musicais são chatos porque as pessoas saem de qualquer lugar e começam a cantar e a dançar faz sentido. Até a figura de Queen Latifah como a idealista Motormouth Maybelle é excessiva e desmerece a dramática luta para a aceitação do negro na sociedade americana da década de 60.

Se há algo que conseguimos tirar de hairspray, são ótimas danças com sentimentos mistos de magia e decepção. A viagem para os anos 60 ficou incompleta nesse caso.

Imagens e créditos no IMDB.
Hairspray Em Busca da Fama ● Hairspray Em Busca da Fama. Hairspray (USA, 2007). Dirigido por Adam Shankman. Escrito por Leslie Dixon, John Waters, Mark O'Donnell, Thomas Meehan. Com John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Amanda Bynes, James Marsden, Queen Latifah, Brittany Snow, Zac Efron, Elijah Kelley. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2012-05-14. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?