Haters Back Off!

Dec 4, 2016

Imagens

É difícil saber o que esperar dessa série de humor da Netflix. Ela oferece personagens que são sobrenaturalmente estúpidos. Mas, ao mesmo tempo, é tentador tentar entender a mente de pessoas tão estúpidas interagindo, especialmente se essas pessoas possuem uma visão tão fechada sobre o mundo e pretendem ganhá-lo, elevando à fama a garota mais midada da casa: Miranda Sings (o nome veios antes da fama, para saberem que o que ela faz no YouTube é cantar). Se os personagens são estúpidos, e alguns deles possuem atuações dignos de nota, eu arrisco dizer que nada disso é relevante se você não olhar para o desempenho de Colleen Ballinger e constatar: esse projeto nasceu nessa performance. Quer dizer… o que é isso?

Ballinger consegue entonar seu nariz ao nível do ridículo sem soar exagerada além do que seu personagem propõe. Isso porque Miranda Sings é realmente idiota, não possui talento nem carisma. Mas possui algo que dizem que leva qualquer pessoa ao sucesso: força de vontade. Ela, assim como seu igualmente estúpido tio, acreditam em uma série de passos que irá levar Miranda aos holofotes mais potentes. E o primeiro passo, naturalmente, é gravar um vídeo e publicá-lo no YouTube.

A direção mista de Andrew Gaynord e Todd Rohal criam um ambiente igualmente surreal, onde a cidadezinha lembra lugares de outros filmes, como Edward Mãos de Tesoura, Mulheres Perfeitas, O Show de Truman, e ao mesmo tempo possui seu charme particular: as pessoas não percebem quando outras são perigosamente estúpidas. Ou não ligam. Quer dizer, até o funcionário de uma loja de peixes fritar todos eles com luz artificial.

O nível de gags da gangue de roteiristas oscila entre o simples idiota de um episódio de Chaves até o ligeiramente brilhante. É difícil saber o que virá em seguida. E parece que ambos os extremos costumam funcionar. Os que não funcionam, não chegam a representar um perigo para a série, já que ela é composta – já comentei isso? – por personagens realmente estúpidos.

A única coisa que costuma incomodar am Haters Back Off! – quem diria – é quando seu roteiro é inteligente o suficiente para gerar a dúvida se aquelas pessoas são verdadeiramente idiotas ou estão apenas fingindo. E isso você verá muito pouco. Portanto, se assistiu um episódio ou dois, fica minha sugestão: dê mais uns 50% de chance para Miranda Sings. Ela pode tocar seu coração ou até outro órgão. E, com certeza, nunca seu cérebro.

Wanderley Caloni, 2016-12-04. Haters Back Off!. Haters Back Off! (USA, 2016). Dirigido por Andrew Gaynord, Todd Rohal. Escrito por Christopher Ballinger, Colleen Ballinger, Gigi McCreery, Perry M. Rein, Justin Varava, Russ Woody. Com Colleen Ballinger (Miranda Sings), Angela Kinsey (Bethany), Francesca Reale (Emily), Erik Stocklin (Patrick), Steve Little (Jim / ...), Chaz Lamar Shepherd (Keith). IMDB.