Homem na Parede

O filme é quase um conto narrado em diversas e longas sequência que mostram os acontecimentos em um apartamento enquanto uma esposa aguarda ansiosa pela volta do marido desaparecido. O filme inteiro se passa no apartamento, e os únicos cortes são justamente a passagem do tempo.

O que há de forte em Homem na Parede são os elementos do roteiro, que se acumulam meio de forma caótica meio de forma manipulada, mas que funcionam justamente pela estrutura tensa e misteriosa criada a partir de seus personagens, que parecem ter sempre algo a esconder. Os detalhes que vamos apanhando de um determinado relacionamento ou do passado de um personagem vão nos dando pistas do que está acontecendo com ela e seu marido.

O preciosismo técnico do diretor/roteirista Evgeny Ruman em usar cenas sem cortes funciona muito bem, mas há alguns momentos que ele chega a distrair. O isso indiscriminado de espelhos, por exemplo, apesar de fazer sentido, exagera um pouco (como na porta principal), a ponto de nos perguntarmos onde está a câmera.

Por outro lado, apenas essa técnica consegue resultados narrativos tão dinâmicos, como posicionar dois interlocutores em uma posição para no momento seguinte invertê-los. Isso tem efeito na história em dizer quem é que está mandando agora.

Como exercício de técnica, Homem na Parede se assemelha a um TCC muito bem feito para uma produção tão modesta. Como Cinema, nos brinda com a expressividade de sua narrativa, que não precisa de muito para construir tensão do começo ao fim.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2016-07-22. Homem na Parede. The Man in the Wall (Israel, 2015). Dirigido por Evgeny Ruman. Escrito por Evgeny Ruman. Com Tamar Alkan, Tom Antopolsky, Shlomi Avraham, Amitay Yaish Benuosilio, Yoav Donat, Eli Gornstein, Gilad Kahana, Rodie Kozlovsky, Alit Kreiz. imdb