House of Cards - Quinta Temporada

Jun 5, 2017

Uma nova temporada de House of Cards significa que as peças do jogo serão remanejadas para dar início a outra partida, e a história é sempre sobre o remanejamento de peças, e não a partida em si. A Netflix usa e abusa de seu formato, já que a temporada inteira foi concebida para ser assistida em sequência. Os episódios quase nunca terminam em reviravoltas, mas em conclusões. São mini-capítulos da eterna história pela busca do poder.

E, para todo mundo que já assistiu essa série, sabe que ela não é sobre mocinhos versus bandidos. Todos são bandidos. A ação quase sempre se passa na Casa Branca! É sobre a máfia estatal, seus capangas, seus dirigentes, seus espiões. Não há lugar para pessoas boazinhas por aqui, já que nossa evolução propriciou justamente o pior dos ambientes para que os piores psicopatas da região dominassem sobre todo o restante de primatas ignorantes e alienados. Francis Underwood cada vez mais se parece com o símbolo da busca incessante por poder, e ele aos poucos se distancia do vilão sem coração que foi pintado em momentos anteriores. Ele é apenas um dos personagens mais honestos da série, sendo divertido, mas repetitivo, acompanhar seus comentários paralelos com seu espectador (nós).

A honestidade de Frank bate de frente com a tranquilidade de sua esposa, Claire, que começa aos poucos perceber a estratégia do marido, quase que por telepatia. Os dois estão empenhados, alinhados, e é ótimo ver isso. Quem não gostar das preferências (ou opções) sexuais dos dois irá se sentir ofendido por esse casal. Mas não é lindo como ambos são honestos a respeito de praticamente tudo? A Claire da Season 5 é a sequência direta da 4, e ela empolga por ganhar aos poucos terreno em um ecossistema feito para homens. Robin Wright não é apenas uma ótima atriz, mas dois dos melhores episódios da temporada, os dois últimos, são dirigidos por ela. Há muitos diretores desta vez, e um resultado um tanto irregular, o que dá ótimas oportunidades para Claire brilhar ainda mais.

Não é uma temporada com muitos momentos brilhantes, e ela foi cozida em fogo morno. Porém, ela tenta se reciclar, o que é louvável, mas já deveria ter terminado muito antes do seu quinquagésimo capítulo.

Imagens e créditos no IMDB.
Wanderley Caloni, 2017-06-05. House of Cards - Quinta Temporada. House of Cards (USA, 2013). Dirigido por James Foley, Robin Wright, John David Coles, Carl Franklin, Tucker Gates, Tom Shankland, Alik Sakharov, Allen Coulter, David Fincher. Escrito por Beau Willimon, Andrew Davies, Michael Dobbs, Laura Eason, Bill Kennedy, Kate Barnow, Sam Forman, John Mankiewicz, Melissa James Gibson. Com Kevin Spacey (Francis Underwood), Robin Wright (Claire Underwood), Michael Kelly (Doug Stamper), Justin Doescher (Frank Underwood Security / ...), Nathan Darrow (Edward Meechum), Lamont Easter (Underwood Secret Service), Mahershala Ali (Remy Danton), Derek Cecil (Seth Grayson), Mark Falvo (White House Press Corps / ...).