House of Cards - Primeira Temporada

Mar 13, 2016

Imagens

Quanto mais penso que House of Cards não teria porque figurar entre as melhores séries que já vi (até o momento), pois “não tem nada de mais”, mais fico convencido que tem. A despeito das demonstrações de poder e ambição de Francis Underwood (o personagem de Kevin Spacey) que divertem o público em geral, as entrelinhas que sutilmente se formam entre os personagens sobriamente idealizados por Beau Willimon — cujo livro “Farragut North” foi brilhantemente adaptado por George Clooney em Tudo pelo Poder — ajudam a construir na série um clima tão realista que torna-se assustador imaginar que aqueles acontecimentos podem de fato ter ocorrido ou estar ocorrendo com outros nomes em outros lugares, mas que mantém a mesma premissa narrativa de depender do poder emanado pelo Estado para que as marionetes dancem em torno do palco que se forma.

O que me leva a considerar essa dança tão fascinante é que não é uma série unicamente sobre política e seu jogo de influências, mas uma história que basicamente envolve pessoas e o que elas fariam em determinadas situações. Conforme nos acostumamos com as regras do sistema político, algo mais intrincado emerge: o poder do networking manipulado. Pior: conforme nos acostumamos com o poder do networking, fica difícil não concordar com as decisões racionais dos personagens, por mais anti-éticos e controversos que sejam.

Kevin Spacey está, como de costume, um gênio. Seu tom de fala impassivo e tranquilo deixa transparecer que está no jogo há muito tempo. Suas ambições deixa claro que não chegou na posição atual por acaso. Todos os movimentos de House of Cards parecem demonstrar que, entre os “chefões”, nada é por acaso (e sugere em seus minutos finais que existam outros chefões empenhados no jogo).

E é esse “nada por acaso” que torna cada minuto de House of Cards, pois mais parado que seja, sempre interessante.

Wanderley Caloni, 2016-03-13. House of Cards - Primeira Temporada. House of Cards (USA, 2013). Dirigido por James Foley, John David Coles, Carl Franklin, Robin Wright, Allen Coulter, David Fincher, Charles McDougall, Joel Schumacher, John Dahl. Escrito por Andrew Davies, Michael Dobbs, Beau Willimon, Kate Barnow, Sam Forman, John Mankiewicz, Laura Eason, Rick Cleveland, Keith Huff. Com Kevin Spacey, Robin Wright, Michael Kelly, Nathan Darrow, Mahershala Ali, Justin Doescher, Michael Gill, Molly Parker, Derek Cecil. IMDB.