Igual a Tudo na Vida

Este é um filme típico de um Woody Allen contemporâneo: atores conhecidos em outras comédias (Jason Biggs é o protagonista em American Pie) realizando as personas de Allen como trabalhadores intelectuais e suas crises de relacionamentos enquanto passeiam por Nova Iorque. Porém, diferente dos “bons Woody Allen”, este patina sobre um mesmo tema sem levantar qualquer questão mais ou menos interessante, entregando personagens patéticos por si só, sem precisar de nenhuma crise ou complexo grandes o suficiente para tornarem suas vidas amorosas um desastre.

Allen aqui faz o papel de Dobel, um lunático que conhece palavras difíceis e acredita que o anti-semitismo ainda ronda a sociedade onde vive. Ele incentiva Jerry (Biggs) a comprar um fuzil para se defender, além de largar a obsessão de sua vida: a volátil Amanda (Christina Ricci), que depois de um tempo juntos não consegue mais ter relações sexuais com o rapaz, trazendo sua mãe para morar juntos em seu apartamento. Aliado a isso, Jerry tem sérios problemas para largar qualquer relação de parasitismo, onde se encaixa seu vendedor, o bonachão Harvey (Danny DeVito), que mantém Jerry como seu único cliente e só faz analogias no mundo dos escritores de piadas com lojas de roupas.

Competente em sua estrutura, o filme nos faz ficar impacientes pelas voltas intermináveis em torno da mesma questão levantada em meia-hora de filme: Jerry simplesmente não consegue largar as pessoas que o fazem mal, e ao mesmo tempo revemos as loucuras das pessoas em sua volta, que nunca mudam. Quando algo acontece em Igual a Tudo na Vida, percebemos a força interna do roteiro de Allen. Porém, quase nada acontece durante o filme, e os diálogos estão particularmente sem sal. Até um acesso de fúria de Dobel é usado apenas para manter a loucura no ar, sem maiores implicações. Os passeios pelo Central Park são inócuos, pois assim como seus caminhos, não levam a lugar algum.

★★☆☆☆ Wanderley Caloni, 2015-11-02. Igual a Tudo na Vida. Anything Else (USA, 2003). Dirigido por Woody Allen. Escrito por Woody Allen. Com Woody Allen, Jason Biggs, Fisher Stevens, Anthony Arkin, Danny DeVito, Christina Ricci, KaDee Strickland, Jimmy Fallon, Diana Krall. imdb