Insônia

Apr 2, 2012

Imagens

Em um momento em que Holliwood se esqueceu que os bons policiais/suspenses quase sempre vem dotados de uma carga dramática e multidimencional em seus personagens, o segundo trabalho de Christopher Nolan na direção vem lembrar aos cinéfilos que é possível construir uma narrativa inteligente e ainda assim ser envolvente pela sua ação.

Fazendo como David Fincher em Os Homens que Não Amavam as Mulheres e refazendo um longa sueco (na verdade, também norueguês) de 1997, a história gira em torno de uma cidade em que o sol não se põe (no original, na Noruega, aqui, no Alaska) e um crime envolvendo uma jovem brutalmente assassinada. Quando os detetives Will Dormer (Al Pacino) e Hap Eckhart (Martin Donovan) chegam ao local, no entanto, o clima de tensão já estava no ar e apenas piora em terra.

Sem revelar spoilers fica difícil falar sobre a trama, mas podemos dizer que a relação entre Al Pacino e o misterioso assassino consegue produzir as melhores cenas, cheias de significado.

Wanderley Caloni, 2012-04-02. Insônia. Insomnia (USA, 2002). Dirigido por Christopher Nolan. Escrito por Hillary Seitz, Nikolaj Frobenius, Erik Skjoldbjærg. Com Al Pacino, Martin Donovan, Oliver 'Ole' Zemen, Hilary Swank, Paul Dooley, Nicky Katt, Larry Holden, Jay Brazeau, Lorne Cardinal. IMDB.