Invasores

Esse roteiro é tão bom que costuma ser produzido de 20 em 20 anos para montar uma alegoria da sociedade de sua época. Esse remake mais novo com Nicole Kidman e Daniel Craig deve ser a quarta ou quinta. A história dos humanos zumbificados e coletivizados a partir da recodificação do seu DNA pode representar ecos de um mundo pós-conflito com o Oriente Médio / Nações Asiáticas onde o grupo é mais forte que o indivíduo, desde que não seja o líder. Note que não há líderes entre os invasores alienígenas e vai perceber que essa minha viagem pode ter fundamento. Além, é claro, da questão sobre a paz mundial.

Dirigido com vigor por uma dupla de diretores experientes, o filme consegue a partir de uma simples premissa (ônibus espacial explodindo no espaço) apresentar aos poucos, através de pequenas pistas visuais, incutir o sentimento de “tem alguma coisa errada e ela está piorando”. Quando chegamos no ponto em que a personagem de Nicole Kidman começa a correr para todos os lados, já não dá mais para ignorar. Ação e suspense interligados através do drama entre mãe e filho.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2014-01-11. Invasores. The Invasion (USA, 2007). Dirigido por Oliver Hirschbiegel, James McTeigue. Escrito por David Kajganich, Jack Finney. Com Nicole Kidman, Daniel Craig, Jeremy Northam, Jackson Bond, Jeffrey Wright, Veronica Cartwright, Josef Sommer, Celia Weston, Roger Rees. imdb