Janela Indiscreta

Um dos trabalhos mais lembrados da carreira do mestre de suspense Alfred Hitchcock, o ponto mais marcante da história de L.B. ‘Jeff’ Jefferies (James Stewart) — um fotógrafo que precisa manter-se em seu apartamento por conta de sua perna engessada — é o seu único ponto de vista de todos os acontecimentos. Acostumando-se a observar a vida dos outros prédios em volta, é ele que testemunha um suposto crime. Note que a incerteza dos acontecimentos aliado às histórias paralelas dos seus vizinhos contribui para nossa desorientação, que chega ao seu ápice quando o próprio protagonista passa também a correr perigo.

A questão do ponto de vista é levada a sério do começo ao fim, de forma que o filme transforma os espectadores em uma espécie de voyeurs, já que a maioria dos detalhes cruciais da história são vistos com a ajuda de binóculos e uma lente panorâmica. O uso correto do zoom nas tomadas que temos da visão de Jefferies sem esses aparatos aguça mais ainda a curiosidade, pois não podemos enxergar as expressões das pessoas que vemos à distância. Da mesma forma, mesmo com o uso de lentes, não sabemos exatamente o que essas pessoas falam, o que por si só é um forte gancho para nossa imaginação.

Porém, mais revelador é perceber que, assim como no início é citada uma passagem de conhecimento comum sobre todos nós estarmos nos tornando aos poucos xeretas da vida alheia, há uma espécie de prenúncio do que acontece com os personagens (e com o próprio protagonista, que no início olha pela janela apenas com a intenção de se distrair de sua situação). Isso também é — por que não — um quase prenúncio do que nos tornaríamos em frente à televisão e seus reality shows e telejornais sensacionalistas exploradores de violência. E quando digo nós, pretendo mesmo falar no coletivo, pois o fato de não assistir esses programas não nos limita à sua grande influência exercida através dos que o fazem, uma grande massa da sociedade se transformando em inquisidores da vida alheia e espectadores da violência urbana.

★★★★☆ Wanderley Caloni, 2013-01-15 imdb