Jogos Vorazes Em Chamas

Jul 12, 2013

Imagens

É curioso que quase uma década depois a estrutura narrativa de Catching Fire nos faça lembrar do ótimo Matrix Reloaded. Apesar de também ser uma continuação, Jogos Vorazes pelo menos sabia que não terminaria no primeiro. No entanto, ambos tratam de esperança surgida em meio a uma guerra eterna, e embora a escravidão consentida pelos Distritos à Capital por tantas gerações soe às vezes meio forçada, o fato é que o aspecto político e social é o que mais cativa na história.

Mas essa também é uma história para as menininhas irem ao Cinema suspirarem pelo amor não correspondido do jovem Peeta pela sempre tensa Katniss (e comentarem durante toda a sessão). Eis um outro aspecto curioso de uma trama que explora a tendência atual dos reality shows e de como as pessoas tomam por verdade tudo que veem pela TV.

Juntando essas duas vertentes temos a cena mais memorável (do longa e da série): Katniss veste uma roupa que nos arrebata pela beleza estonteante de suas curvas e suas cores, mas também pela mensagem de liberdade política, que adquire vários significados em poucos segundos, um verdadeiro milagre do Cinema conseguir expressar tanto apenas com simples imagens em sequência.

O que me faz lembrar que outra virtude memorável em Jogos Vorazes é como suas cores e formas combinam uma direção de arte absolutamente dedicada a enviar uma mensagem clara de riqueza da Capital em detrimento da pobreza de seus Distritos.

Esse filme já adota uma postura melhor adequada de violência. Se no original Katlin não seria capaz de ferir uma pessoa, aqui está disposta a matar se for preciso. Isso por um lado é reflexo de voltar para um lugar que tinha certeza que não mais sairia, e outra por entender que não se trata mais de um inocente jogo como todos os outros patrocinados anualmente.

Se a beleza das imagens dizem quase tudo, é uma pena que o roteiro não seja nem um pouco sutil no desenrolar da história, quase nos fazendo crer em uma reviravolta completamente articulada pelo criador do jogo (o sempre ótimo ator). A trilha sonora não se sai muito melhor, com exceção da música tema, que já se tornou memorável.

Mesmo com seu pecadilhos, Jogos Vorazes mantém o interesse constante em seu 140 minutos de duração.

Wanderley Caloni, 2013-07-12. Jogos Vorazes Em Chamas. The Hunger Games: Catching Fire (USA, 2013). Dirigido por Francis Lawrence. Escrito por Simon Beaufoy, Michael Arndt, Suzanne Collins. Com Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth, Jack Quaid, Taylor St. Clair, Sandra Ellis Lafferty, Woody Harrelson, Josh Hutcherson, Paula Malcomson, Willow Shields. IMDB.