Juan e Evita Uma História de Amor

Wanderley Caloni, February 15, 2012

Supostamente idealizado para narrar a relação entre o futuro líder argentino, Juan Domingo Perón, e sua agraciada amada Eva (a Evita de Madonna), aos poucos entendemos o filme como um conjunto de mini-episódios políticos da época que giram direta ou indiretamente em torno da figura de Juan, mas que são ligados apenas perifericamente com a cortejada Eva, de forma que nunca é possível inferir sua influência com o até então vice-presidente argentino, ou pior, o amadurecimento da relação de ambos. Essa ausência vai ficando mais claro na segunda metade do filme, quando esperamos por um Juan e Eva mais íntimos.

Porém, difícil dizer que o problema é menos de roteiro e mais de direção, pois esta, vigorosa do começo ao fim, possui boas ideias, como mesclar gravações da época com a dramatização dos fatos, além de em momentos pontuais adequadamente alternar entre o colorido e o p&b, o que insere e associa os registros históricos diretamente com a visão mais intimista e interpretativa dos atos solenes.

De forma que é uma pena que falte ousadia no roteiro, pois a direção merecia mais, além de atuações convincentes, mas infelizmente estéreis.

Imagens e créditos no IMDB.
Juan e Evita Uma História de Amor ● Juan e Evita Uma História de Amor. Juan y Eva (Argentina, 2011). Dirigido por Paula de Luque. Escrito por Paula de Luque. Com Osmar Núñez, Julieta Díaz, Alfredo Casero, Fernán Mirás, Sergio Boris, María Ucedo, Alberto Ajaka, Lorena Vega, Fabián Arenillas. ● Nota: 2/5. Categoria: movies. Publicado em 2012-02-15. Texto escrito por Wanderley Caloni.


Quer comentar?