La Casa De Papel: Temporada 1, Episódios 1 e 2

O que está acontecendo com as pessoas? A série “La Casa de Papel” está sendo pesadamente recomendada por ser “viciante”, “impressionante”, “tenso” e “imperdível”, sendo que no melhor dos casos esta parece ser uma versão estendida e dramática de Onze Homens e Um Segredo, um filme que, diga-se de passagem, sabia rir de si mesmo ao empregar uma música empolgante e nada séria. Aqui parece que estamos à beira de um colapso nervoso com uma história que tem mais a acrescental ao rol de novelas televisivas que o cinema propriamente.

O começo é hilário. É uma ex-assaltante que perdeu seu maior amor a narradora. Ela liga para a mãe e fala com o espectador sobre os detalhes do que está acontecendo (caso você seja burro demais para prestar atenção). No momento seguinte é abordada por um tal de Professor que reúne um pessoal gabaritado em roubar coisas. Não diz como ele conseguiu o contato dessa gente, nem como eles combinaram de se reunir e se trancar por cinco meses estudando o maior golpe de suas vidas com completos estranhos. Sério, eu preciso achar esse Linkedin do crime.

Claro que é capaz que a série vá desvendando esse e outros mistérios aos poucos, no formato de pequenas reviravoltas. Esse talvez seja o plot. Mas, de imediato, podemos encontrar falhas graves de realismo mínimo necessário para você comprar um embrolho desses. Depois de algumas dezenas de séries e filmes bem feitos sobre como aplicar golpes de final de carreira, seja “Onze Homens…”, Cães de Aluguel ou até Velozes e Furiosos (um deles), não me sai da cabeça bandidos profissionais compactuarem de maneira tão simplória sobre a missão de suas vidas: assaltar a Casa da Moeda espanhola.

A boa notícia é que o assalto começa rápido, logo no primeiro episódio. A má notícia é que parece que iremos ficar por lá por um bom tempo, pois o circo está armado. E junto dele a polícia, e uma inspetora e um delegado que ambos parecem estar lavando roupa suja e não agindo como profissinais. Quero dizer que ele a segura pelo braço e comenta sobre detalhe de sua vida íntima na frente de todos, eles berram e não parecem nada focados em resolver uma questão não apenas sensível de sequestro de inocentes com roubo, mas diplomaticamente complicado.

Esses detalhes do parágrafo anterior eu peguei do segundo episódio. Talvez tenha mais detalhes interessante mais pra frente. Mas o formato desta série não nos traz nada de novo. Pelo contrário: reafirma a mediocridade das séries atualmente em streaming.

★★☆☆☆ Wanderley Caloni, 2018-02-27. La Casa De Papel: Temporada 1, Episódios 1 e 2. imdb