Lado a Lado

Lado a Lado coloca a questão do formato digital no cinema exatamente como defende o título: uma alternativa para a arte que, assim como o colorido, o som e o 3D, talvez tenha ganho não uma ameaça, mas uma ferramenta.

Produzido por Keanu Reeves, que também é o entrevistador, a maior virtude do documentário talvez seja não resumir a questão como um mero avanço tecnológico, mas adentrar nas salas de edição e nas mentes de diretores, fotógrafos e montadores para extrair quais são os verdadeiros desafios que essa transição enfrentou e vem enfrentando como indústria e como trabalho nas mãos desses habilidosos artistas.

Possuindo a sabedoria em não dividir os lados entre os contra e os a favor, o filme inteligentemente mescla opiniões dissonantes sem manipular o debate para transformá-lo em discussão. Entendemos que não há um conflito em usar digital, mas a necessidade de entendê-lo a ponto dele ser uma opção tão válida quanto a película.

★★★☆☆ Wanderley Caloni, 2012-10-21. Lado a Lado. Side by Side (USA, 2012). Dirigido por Christopher Kenneally. Escrito por Christopher Kenneally. Com Derek Ambrosi, Michael Ballhaus, Andrzej Bartkowiak, Dion Beebe, Jill Bogdanowicz, Danny Boyle, Geoff Boyle, James Cameron, Michael Chapman. imdb