Lámen Shop

Aug 8, 2018

Imagens

Lámen Shop é um filme sem roteiro. O que praticamente diz tudo o que você precisa saber sobre os defeitos incorrigíveis de um filme onde o espectador não consegue enxergar o que move seu protagonista, nem qual o grande conflito que ele tenta resolver durante uma história que foi feita para chorar (e consegue), mas que não entrega profundidade alguma nesse choro.

Dirigido por Eric Khoo em uma co-produção de Singapura, Japão e França, este filme fala sobre comida e de certa forma é uma porta de entrada para a diversidade cultural do pequeno país que fica incrustado do lado da China. Também fala sobre valores milenares de família, uma história atribulada por conta da guerra, um filho buscando a origem de sua mãe enquanto aprende suas receitas escritas em um pequeno caderno que ele folheia logo após seu pai falecer.

Tudo neste filme é incógnita, mas ele não é mal feito. Conseguimos ter uma certa ordem no que se passa. O problema é que não é muito o que acontece. Filho viaja para a terra da mãe. Ele procura seu tio, descobrimos quando ele já chega lá. Ele também quer saber por que nunca ouviu falar da avó (o que, se prestar atenção, não faz muito sentido quando descobrismos que o desentendimento em família partiu dela, não de sua mãe). Ao mesmo tempo há um certo mistério sobre um prato típico da ilha que envolve chá sendo servido em sentido horário e mais de 10 horas de cozimento.

A história por trás do filme possui boas ideias para ser estruturada, mas a sensação de que falta alguma coisa irá te perseguir pelos 89 minutos do filme. De qualquer forma, ele agradará o espectador médio, que deve, sim, chorar muito em alguns momentos do filme, mas sem entender muito por quê, ou extraindo significado de sua própria experiência. Os mais novos irão gostar das receitas; os mais velhos, das mensagens que se pode tirar dos cozinheiros no filme.

Wanderley Caloni, 2018-08-08. Ramen Teh. Singapura, Japão, França, 2018. Dirigido por Eric Khoo. Com Tsuyoshi Ihara, Takumi Saitoh, Seiko Matsuda. IMDB.