Mais um Verão Americano (piloto)

Sep 12, 2015

Imagens

A Netflix é uma empresa, e como toda empresa ambiciona o lucro. Por causa disso obviamente não consegue se desvencilhar do seu destino Hollywoodiano de descobrir uma fórmula e repeti-la à exaustão. É assim com seu conteúdo adulto – sexo ocasional + violência exarcebada – e é assim com suas comédias agrada-público-medíocre – atores divertidos/comediantes, uma ou outra fala interessante, o tema acima da arte.

E é assim que parecem nascer uma fábrica de obras que reciclam o velho seriado norte-americano da época de Nanny, Full House, Um Maluco do Pedaço e tantos outros que capturaram o espírito americano de dar risada e globalizaram em uma fórmula fácil de pegar para todo mundo. O brasileiro, então, acostumado a fórmulas de stand-up verdadeiramente medíocres – fruto de nossa ainda presente censura – é um alvo certeiro. Pelo menos essa é a ideia inicial.

E é por isso que Web Hot American Summer: First Day of Camp constrói suas expectativas em cima do óbvio, do certeiro e do que está na moda. O clima anos 80, 90, a necessidade de parecer moderno sem ser, e as velhas piadas recicladas em um formato idem. É o que torna fácil fabricar novas séries, e de certa forma o que confirma suas escolhas é justamente o público, que está preferindo cada vez mais conteúdo mais fácil de mastigar.

E o que dizer de Unbreakable Kimmy Schmidt e sua velha história batida Punky Brewster e os inúmeros clichês de atores/atrizes que vão para Nova Iorque tentar a sorte. Nem comento a respeito da cápsula do tempo, pois isso é exatamente sobre o que é a produção da série: pega-se o que já tem cinquenta anos, reproduz na tela via streaming. E viva o lugar-comum e as pessoas que o adoram.

Wanderley Caloni, 2015-09-12. Mais um Verão Americano (piloto). Wet Hot American Summer: First Day of Camp (USA, 2015). Dirigido por David Wain. Escrito por Michael Showalter, David Wain. Com Marguerite Moreau, Zak Orth, Paul Rudd, Michael Showalter, Michael Ian Black, Bradley Cooper, Janeane Garofalo, Amy Poehler, Molly Shannon. IMDB.