Man Up

Sep 25, 2015

Imagens

Comédia despretensiosa (e britânica, vale afirmar) sobre uma mulher “velha” de 30 e poucos anos e insegura em conseguir um companheiro, apesar de sua família e sua mãe sempre tentarem suportá-la. Ela carrega um caderninho de anotações onde há mantras que ela repete para se sentir auto-confiante. Um desses mantras é o batido “arrisque-se”.

Pois bem. Ao ser confundida em um encontro às cegas, ela decide tomar esse mantra ao pé da letra e passa o dia com o encontro que roubou, um rapaz mais velho que está passando pela fase do divórcio depois de anos de casado. O detalhe é que é noite de comemoração de 40 anos de casado de seus pais, e ela terá que pesar as consequências em apostar em um total estranho ou honrar seus votos de filha.

Escrito por Tess Morris em seu primeiro roteiro solo para Cinema, a estrutura de Man Up segue as convenções do gênero felizmente sem nunca se encaixar demais. Sempre há algum momento gore ou bizarro ou até mesmo humano que compensa passarmos pelos velhos clichês Hollywoodianos. Como aqui estamos falando de uma produção BBC, a proposta é mais ancorada na vida real, muito embora tenha vômito, cenas no banheiro e até fogo.

No entanto, todos esses elementos se unem de uma maneira orgânica demais para deixarmos passar em branco o relacionamento entre Nancy e Jack, além de que as piadas são de comédia romântica, mas com um humor negro delicioso que só os britânicos nos conseguem brindar. As atuações de Lake Bell e Simon Pegg são impagáveis. Há reviravoltas bestinhas e situações nem muito inspiradas, mas o elenco principal e o ritmo frenético do filme compensa esses pequenos defeitos, onde até a aparição clichê de Rory Kinnear como o amigo de infância se torna um divertimento à parte. E, no final das contas, o que mais importa: ambos criam um casal daqueles que você sente falta quando acaba o filme.

Wanderley Caloni, 2015-09-25. Man Up. Man Up (UK, 2015). Dirigido por Ben Palmer. Escrito por Tess Morris. Com Lake Bell, Simon Pegg, Olivia Williams, Ophelia Lovibond, Ken Stott, Henry Lloyd-Hughes, Rory Kinnear, Sharon Horgan, Dean-Charles Chapman. IMDB.